Ações, na biblioteca escolar e salas de aula, desenvolvidas, por uma turma do 4.º ano, a partir da leitura do livro Sem Abrigo, de Maria Inês Almeida e José Almeida de Oliveira:
- Exploração do conhecimento prévio dos alunos, com registo das suas ideias e diálogo sobre as suas perceções e vivências sobre o tema dos sem abrigo.
- Leitura do primeiro excerto da obra até “Porque será que não estamos todos a ajudar os sem-abrigo?” (p. 19).
- Desafio: Pensar, em grupo, possíveis soluções para a resolução deste problema social.
- Diálogo sobre as ideias dos alunos e sua viabilidade, dando enfoque ao que poderiam fazer como grupo. Destaque de hipóteses plausíveis.
- Eleição da ideia de apoio a famílias carenciadas, através da recolha de alimentos numa caixa solidária.
- Com a colaboração da professora e, em articulação com a área curricular de Expressões, os alunos constroem uma caixa solidária.
- Listagem de alimentos passíveis de serem recolhidos (prazos de validade, não perecíveis) e/ ou artigos de higiene.
- Preparação e apresentação do projeto às outras turmas nas respetivas salas de aula.
- Seleção de equipa responsável por recordar às turmas a recolha de alimentos e/ ou artigos de higiene e preenchimento de calendário de entregas.
- Leitura do resto do livro.
- Tomada de decisão da turma sobre a quem se deveria entregar o que foi angariado.
- Pedido de colaboração à Junta de Freguesia, marcação do dia de entrega e preparação da apresentação ao Presidente da Junta na biblioteca.
- Receção e diálogo com o Presidente da Junta e sua assessora na biblioteca escolar; entrega do que foi recolhido.
- Envio do resumo de todo o trabalho à Design For Change que acarinhou o projeto e até o publicitou nas suas redes sociais para ser disseminado.
Referências
1. Escola Básica de Caldelas. (2021). Projeto Caixa Solidária [4.º ano]. Portugal: Design For Change. https://www.instagram.com/p/CSFpUxrgG64/
2. Almeida, M., Oliveira, J. & Vidinhas, C. (ilustr.). (s.d.). Sem abrigo. Portugal: Nuvem de Letras.