Conversa sobre a diferença entre necessidades e desejos: cada criança recebe uma imagem que deve identificar como sendo uma necessidade ou um desejo. Exemplos: uma casa - necessidade; uma consola – desejo.
Breves informações sobre o Dia Internacional dos Direitos da Criança: Convenção sobre os Direitos da Criança [1]; exemplos de direitos das crianças.
Os alunos são informados de que esta sessão incide particularmente sobre um destes direitos. Para o descobrirem, ouvem o texto da UNESCO O peixe que não queria ir à escola (Direito à educação - artigos 28.º e 29.º da Convenção) [2].
Contacto com quatro histórias reais [2] , de quatro crianças que, por razões diversas -Trabalho infantil, Crianças refugiadas, Crianças com deficiência, Discriminação - não podem ir à escola. Análise destes textos, localização geográfica dos protagonistas e conversa sobre a situação (cultural, política, económica, ...) que impede estas crianças de irem à escola.
Apresentação de livros sobre o tema: Refugiados e migrantes, de Ceri Roberts; Migrantes, de Issa Watanabe; O lápis mágico de Malala, de Malala Yousafzai e A admirável aventura de Malala contada aos jovens, de Maria Inês Almeida [3]