- Como os animais não são artigos descartáveis (sobrepopulação de animais errantes), como a violência física contra animais de companhia configura crime público e como a crueldade contra animais representa uma forma de violência, à qual se deve estar atento, alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo, Algarve, uniram-se em prol da defesa do bem-estar animal.
- O projeto Bem-estar Animal decorre num contexto de articulação curricular, entre a professora bibliotecária e docentes de várias disciplinas e áreas curriculares - Cidadania, Português, Ciências Naturais e TIC - e incide na sensibilização para a efetivação dos fundamentos éticos dos direitos dos animais não humanos.
- Destaca as cinco liberdades - reconhecidas, desde 1965, pelo Comitê Brambell e, posteriormente, aprofundadas pelo Farm Animal Welfare Council - que influenciam a qualidade de vida das espécies:
1. Livres de fome e sede;
2. Livres de dor e doença;
3. Livres de desconforto;
4. Livres para expressarem o seu comportamento natural;
5. Livres de medo.
- O projeto conta com ações variadas e procura levar as crianças à compreensão e reflexão sobre os conceitos de “bem-estar” e “direitos dos animais”, bem como à leitura (por exemplo, do livro Tomás vai ao canil de Elisa Pereira e Tiago Leal), ilustração e escrita, num cenário propício à participação e envolvimento de todos e alicerçado numa luta coletiva contra o abandono e maus tratos.
- Fazem parte do projeto Campanhas de angariação de comida, exposições temáticas, palestras e concursos - “A melhor história de resgate”, no ano letivo 2019/ 2020 e “No dia em que salvei um animal” no ano letivo 2021/ 2022 - promovidos em articulação com instituições locais ou parceiros, como a Associação de Proteção Animal Mayday.
Bibliotecas S. Vicente. Bem-estar animal [Padlet com trabalhos das crianças]. Vila do Bispo: Escola Básica São Vicente. https://padlet.com/besvicente1/u50r6ekeriolwcth