A biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Madeira Torres (Torres Vedras) dinamizou o projeto Mochila Solidária com o objetivo de apoiar a Fundação da Criança e da Juventude em São Tomé e Príncipe e promover a formação integral dos alunos, desenvolvendo competências sociais, no âmbito da educação para a solidariedade e cidadania.
Divulgou o projeto no Conselho Pedagógico e os coordenadores de Direção de Turma junto dos diretores de turma que desenvolveram a ação com alunos, no âmbito da área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com a biblioteca escolar.
Os alunos, com envolvimento dos encarregados de educação, trouxeram as Mochilas com os itens solicitados para o espaço da biblioteca. No final, o número de mochilas ultrapassou muito o objetivo.
A professora bibliotecária contactou a Marinha Portuguesa e a Câmara Municipal de Torres Vedras, para transportarem as mochilas até ao destino.
O programa Radar XS (RTP 2) contactou a escola, com o objetivo de fazer uma reportagem sobre esta ação.
As gravações decorreram na biblioteca escolar a 7 de dezembro de 2021, a 17 de dezembro foi emitida a reportagem e as mochilas chegaram à Fundação da Criança e da Juventude em São Tomé e Príncipe a 24 de dezembro.
No início de janeiro, com o regresso às aulas, as crianças apoiadas pela Fundação receberam a sua mochila [1].
Referência
Becrepadre Francisco Soares. (2022, 10 jan.). Mochila Solidária - Um Presente para Ti. São Tomé e Príncipe: Fundação da Criança e da Juventude. https://www.facebook.com/BEPFS/videos/941796183125203