Ler | Comunicar | Ensino Secundário | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Expressão Escrita | Interculturalidade
Exposição de textos de apreciação crítica de cartoons da atualidade sobre a guerra/os refugiados.
|
|
Objetivos
- Sensibilizar para o acolhimento do outro.
- Desenvolver a responsabilidade social.
- Desenvolver competências de escrita.
|
|
Desenvolvimento Exposição de textos de apreciação crítica de cartoons da atualidade sobre a guerra/os refugiados.
- Leitura e exploração do texto Mas as crianças, senhor Putin, de Rui Correia.
- Análise do cartoon Small men, de André Carrilho, relacionando-o com o texto previamente lido.
- Exploração da plataforma Cartoon Movement: partilha de opiniões, em grande grupo, sobre alguns cartoons destacados pelo professor.
- Sistematização ou revisão da estrutura e das marcas linguísticas de uma apreciação crítica, a partir de um texto selecionado pelo professor (sugestão: Nem contigo nem sem ti, de Jorge Mourinha).
- Em pequeno grupo:
- Exploração de algumas páginas Web com disponibilização de cartoons;
- Seleção de um cartoon sobre a guerra e/ou os refugiados;
- Produção de uma apreciação crítica do cartoon selecionado:
- Planificação;
- Textualização;
- Revisão (orientada por lista de verificação, com troca de textos entre grupos de trabalho);
- Edição da versão final do texto.
- Em grande grupo: construção colaborativa da exposição dos trabalhos, com recurso a uma ferramenta digital de criação de exposições em realidade virtual.
- Disponibilização da exposição virtual nos canais digitais da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói e problematiza sentidos, integrando na compreensão dos textos conteúdos apresentados em diversos formatos e linguagens. 6. Cria textos originais, em diferentes géneros e formatos, dominando as linguagens e as técnicas necessárias. 8. Procura informação para descobrir, criar conhecimento e aprender com autonomia. 9. Utiliza autónoma e proficientemente as tecnologias, as ferramentas digitais e a Internet para ler, escrever, partilhar e comunicar com diferentes finalidades. Atitudes/Valores: 4. Manifesta espírito crítico. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. 8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.
|
|
Articulação curricular possível Ensino Secundário Português Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
|
|
Observações
- Esta proposta de trabalho:
- aplica as quatro fases previstas no projeto Diário de escritas com a biblioteca: Eu aprendiz / Eu escritor/ Eu revisor/ Eu editor;
- pode ter como foco outros temas a selecionar pelo professor, de acordo com as características e os interesses da turma.
- A exposição dos trabalhos pode também ser feita em suporte físico, num espaço da biblioteca.
|