Ler | Comunicar | Ensino Secundário | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Expressão Escrita | Interculturalidade
Exposição de textos de apreciação crítica de cartoons da atualidade sobre a guerra/os refugiados.
 
 
 
 
 

Objetivos

  • Sensibilizar para o acolhimento do outro.
  • Desenvolver a responsabilidade social.
  • Desenvolver competências de escrita.

 

Desenvolvimento

Exposição de textos de apreciação crítica de cartoons da atualidade sobre a guerra/os refugiados.

  • Leitura e exploração do texto Mas as crianças, senhor Putin, de Rui Correia. 

  • Análise do cartoon Small men, de André Carrilho, relacionando-o com o texto previamente lido.

  • Exploração da plataforma Cartoon Movement: partilha de opiniões, em grande grupo, sobre alguns cartoons destacados pelo professor.

  • Sistematização ou revisão da estrutura e das marcas linguísticas de uma apreciação crítica, a partir de um texto selecionado pelo professor (sugestão: Nem contigo nem sem ti, de Jorge Mourinha).

  • Em pequeno grupo:
    • Exploração de algumas páginas Web com disponibilização de cartoons;
    • Seleção de um cartoon sobre a guerra e/ou os refugiados;
    • Produção de uma apreciação crítica do cartoon selecionado:
      • Planificação;
      • Textualização;
      • Revisão (orientada por lista de verificação, com troca de textos entre grupos de trabalho);
      • Edição da versão final do texto.
  • Em grande grupo: construção colaborativa da exposição dos trabalhos, com recurso a uma ferramenta digital de criação de exposições em realidade virtual.

  • Disponibilização da exposição virtual nos canais digitais da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói e problematiza sentidos, integrando na compreensão dos textos conteúdos apresentados em diversos formatos e linguagens.
6. Cria textos originais, em diferentes géneros e formatos, dominando as linguagens e as técnicas necessárias.
8. Procura informação para descobrir, criar conhecimento e aprender com autonomia.
9. Utiliza autónoma e proficientemente as tecnologias, as ferramentas digitais e a Internet para ler, escrever, partilhar e comunicar com diferentes finalidades.

Atitudes/Valores:

4. Manifesta espírito crítico.
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. 
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário
Português
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

  1. Esta proposta de trabalho:
    • aplica as quatro fases previstas no projeto Diário de escritas com a biblioteca: Eu aprendiz / Eu escritor/ Eu revisor/ Eu editor;
    • pode ter como foco outros temas a selecionar pelo professor, de acordo com as características e os interesses da turma.

  2. A exposição dos trabalhos pode também ser feita em suporte físico, num espaço da biblioteca.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard