|
Desenvolvimento A partir da leitura de um livro, reflexão sobre as dificuldades dos imigrantes e definição e registo de medidas para as minimizar.
- Em grande grupo - leitura do livro Anton de Simão Vieira:
- Observação da capa – conversa sobre o possível conteúdo da obra;
Leitura do livro;
- Conversa sobre o conteúdo do livro, orientada para a chegada a Portugal de crianças provenientes de outros países, por razões várias (Ver recurso de apoio).
- Em pequeno grupo: o que posso eu fazer?
- Reflexão e debate sobre o que podem fazer para ajudar a resolver/ minimizar os problemas com que os estrangeiros se deparam quando chegam à escola (ou à comunidade);
- Seleção e registo individual de quatro medidas que podem ser tomadas pelos alunos.
- Partilha em pequeno grupo das medidas propostas pelos diferentes elementos do grupo;
- Seleção das quatro consideradas melhores;
- Aperfeiçoamento coletivo do texto de registo dessas medidas.
- Em grande grupo:
- Apresentação das regras do uso do correio eletrónico;
- Sistematização das normas de elaboração do texto de e-mail formal.
- Envio ao professor da turma e ao professor bibliotecário das medidas que foram definidas em grupo. De acordo com os equipamentos tecnológicos disponíveis, este e-mail poderá ser enviado individualmente, a par ou em grupo.
- Resposta aos e-mails dos alunos, com retorno relativamente ao trabalho produzido.
- Partilha nos canais digitais da biblioteca das medidas de apoio à receção de estrangeiros, propostas pelos alunos.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de ficção e não-ficção, progressivamente mais complexas. 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais diversificados. 6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos. 9. Utiliza com progressiva autonomia as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar, comunicar e responder aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares. Atitudes/ Valores 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões 6. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita |
|
Observações 1. Caso a obra de partida não esteja disponível, a discussão poderá ser orientada a partir de outro(s) dos recursos sugeridos, devendo sempre ser equacionadas as características da turma com que se vai trabalhar. 2. As medidas propostas pelos alunos podem dar sequência a uma unidade de trabalho, articulada com Educação Visual, em que eles elaborem trabalhos plásticos que possam ilustrar essas medidas. 3. Esta proposta de trabalho aplica as quatro fases previstas no projeto Diário de escritas com a biblioteca: Eu aprendiz / Eu escritor/ Eu revisor/ Eu editor. |