Ler | Compreender | Comunicar | Educação Pré-Escolar | Expressão plástica | Oralidade | Interculturalidade
Dinâmica para compreensão e valorização da diferença, a partir de um livro.
|
|
Objetivos
- Desenvolver o conhecimento do Mundo.
- Compreender a multiculturalidade.
- Compreender e respeitar a diferença.
|
|
Desenvolvimento Dinâmica para compreensão e valorização da diferença, a partir de um livro.
- Exploração do globo terrestre:
- Observar as guardas do livro Os de cima e os de baixo (planisfério) e conversar sobre o que representa.
- Mostrar um globo terrestre e levar a perceber que são duas formas diferentes de representação do planeta Terra, chamando a atenção para as diferenças de cor e o seu significado.
- Entregar a cada duas crianças um pequeno boneco plástico e um pedaço de massa de colar e pedir-lhes que escolham um sítio do globo onde fixarem os bonecos.
- Exploração dos resultados.
- Leitura do livro Os de cima e os de baixo:
- Convocar sistematicamente para a deteção de “estranhezas” nas imagens;
- Refletir sobre o que acontece quando as pessoas sonham que voam.
- Dinâmica de grupo:
- Num recinto amplo, dividir aleatoriamente o grupo em dois e colocar um grupo de cada lado da sala, deixando um espaço livre ao meio;
- Colocar várias questões às crianças; de cada vez que a resposta for afirmativa, estas deslocam-se ao centro da sala. (ver recurso de apoio)
- Conversa em grande grupo:
- O que se pode concluir do livro e da atividade que acabaram de fazer?
Sugestão: orientar para as questões das diferenças e da igualdade entre todos; da necessidade e justiça do respeito e tolerância para com as diferenças. Caso existam no grupo crianças provenientes de meios culturais ou sociais minoritários, explorar a diferença e a semelhança.
-
- Pedir a cada criança uma frase que mostre o que aprendeu com a atividade e registar cada frase numa folha de papel.
- Ilustração pelas crianças das frases por elas elaboradas.
- Divulgação dos trabalhos produzidos nos canais digitais da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Reconhece que a escrita, as imagens e outros media transmitem informação. 4. Expressa ideias dominando os códigos básicos da comunicação oral. Atitudes / Valores 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões. |
|
Articulação curricular possível Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar |
|
Recursos
- Livro: Valdivia, P. (2009). Os de Cima e os de Baixo. Kalandraka
- Objetos: globo terrestre, bonecos, massa adesiva
- Lista de questões (sugestão)
|