|
Desenvolvimento Atividade prévia à participação numa atividade ou iniciativa que implique a apresentação escrita da turma e a fundamentação para o que desejam realizar.
- Conversa com os alunos sobre a tarefa que irão realizar, sobre a importância de se apresentarem (com clareza, eficácia, expressividade, …), sobre a necessidade de adequar o discurso escrito aos seus destinatários e à finalidade a que se destina e sobre a relevância de uma fundamentação rigorosa para o que pretendem.
- Formação de grupos.
- Escolha aleatória por cada grupo de um envelope contendo um cenário:
- A turma vai desenvolver uma ação para a redução de desperdício na escola e pretende entrevistar diversos responsáveis no agrupamento. Para isso, precisa de escrever uma exposição ao diretor e de pedir a sua autorização para a realização dessas entrevistas, apresentando dados concretos e tratados sobre a situação;
- A turma fez uma proposta à biblioteca escolar para que se criem postos de requisição de livros em alguns locais da freguesia. Agora precisa de pedir a colaboração da junta de freguesia e vai escrever ao presidente, apresentando como fundamentação informação sobre os fracos hábitos de leitura dos portugueses;
- A turma vai participar numa atividade de intercâmbio com uma turma de outra região/ país. Tem de preparar a sua apresentação aos colegas, dando-se a conhecer a si próprios e à sua terra, recolhendo informação de qualidade sobre os aspetos que decidir incluir na apresentação;
- A turma está preocupada com o estado de descuido ou abandono de uma área do concelho e tem propostas para melhorar a situação. Resolve escrever ao presidente da Câmara ou ao vereador com o pelouro em causa, fundamentando as suas propostas em experiências semelhantes realizadas noutras regiões ou países;
- A turma quer iniciar uma colaboração com o Centro de Dia para trocarem histórias, leituras, canções, … Tem de escrever ao responsável, fundamentando a sua proposta em estudos sobre intergeracionalidade consultados;
- …
- Cada grupo realiza as tarefas prévias de pesquisa e tratamento da informação necessária (ver recurso Organização do processo de pesquisa).
- Cada grupo pensa e regista as informações que deverão incluir na apresentação.
- Os grupos apresentam uns aos outros os seus cenários e as informações que propõem incluir, debatendo com os docentes e os colegas e incluindo as alterações necessárias.
- Escrita do texto por cada grupo.
- Partilha em grande grupo dos textos produzidos e verificação de se cumprem os requisitos de adequação ao destinatário e à finalidade e se apresentam uma fundamentação satisfatória.
Nota – Esta atividade pode ser realizada com o apoio de um mural digital para facilitar a partilha. |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 6. Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos. 8. Procura informação para resolver problemas do dia-a-dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões. Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 6. Reconhece o valor da informação. 8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita |