Leitura | Ler | Comunicar | Ensino secundário | Português | Cidadania e Desenvolvimento | Escrita | Dia Mundial da Língua Portuguesa | Intercâmbio
Atividade prévia à participação numa atividade ou iniciativa que implique a apresentação escrita da turma e a fundamentação para o que desejam realizar.
 
 
 
 

Objetivos

  • Adequar o discurso escrito ao destinatário e à finalidade da comunicação.

 

Desenvolvimento

Atividade prévia à participação numa atividade ou iniciativa que implique a apresentação escrita da turma e a fundamentação para o que desejam realizar.

  • Conversa com os alunos sobre a tarefa que irão realizar, sobre a importância de se apresentarem (com clareza, eficácia, expressividade, …), sobre a necessidade de adequar o discurso escrito aos seus destinatários e à finalidade a que se destina e sobre a relevância de uma fundamentação rigorosa para o que pretendem.

  • Formação de grupos.

  • Escolha aleatória por cada grupo de um envelope contendo um cenário:

    • A turma vai desenvolver uma ação para a redução de desperdício na escola e pretende entrevistar diversos responsáveis no agrupamento. Para isso, precisa de escrever uma exposição ao diretor e de pedir a sua autorização para a realização dessas entrevistas, apresentando dados concretos e tratados sobre a situação;

    • A turma fez uma proposta à biblioteca escolar para que se criem postos de requisição de livros em alguns locais da freguesia. Agora precisa de pedir a colaboração da junta de freguesia e vai escrever ao presidente, apresentando como fundamentação informação sobre os fracos hábitos de leitura dos portugueses;

    • A turma vai participar numa atividade de intercâmbio com uma turma de outra região/ país. Tem de preparar a sua apresentação aos colegas, dando-se a conhecer a si próprios e à sua terra, recolhendo informação de qualidade sobre os aspetos que decidir incluir na apresentação;

    • A turma está preocupada com o estado de descuido ou abandono de uma área do concelho e tem propostas para melhorar a situação. Resolve escrever ao presidente da Câmara ou ao vereador com o pelouro em causa, fundamentando as suas propostas em experiências semelhantes realizadas noutras regiões ou países;

    • A turma quer iniciar uma colaboração com o Centro de Dia para trocarem histórias, leituras, canções, … Tem de escrever ao responsável, fundamentando a sua proposta em estudos sobre intergeracionalidade consultados;

    •  …

  • Cada grupo realiza as tarefas prévias de pesquisa e tratamento da informação necessária (ver recurso Organização do processo de pesquisa).

  • Cada grupo pensa e regista as informações que deverão incluir na apresentação.

  • Os grupos apresentam uns aos outros os seus cenários e as informações que propõem incluir, debatendo com os docentes e os colegas e incluindo as alterações necessárias.

  • Escrita do texto por cada grupo.

  • Partilha em grande grupo dos textos produzidos e verificação de se cumprem os requisitos de adequação ao destinatário e à finalidade e se apresentam uma fundamentação satisfatória.

Nota – Esta atividade pode ser realizada com o apoio de um mural digital para facilitar a partilha.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

6. Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos.
8. Procura informação para resolver problemas do dia-a-dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões.

Atitudes/ Valores:

3. Participa na troca e debate de ideias. 
6. Reconhece o valor da informação.
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário
Português
Cidadania e desenvolvimento

 

 

Recursos

Observações

Esta atividade pode ser preparatória da participação da turma na comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard