|
Desenvolvimento Atividade prévia à participação numa atividade ou iniciativa que implique a apresentação escrita da turma. Conversa com os alunos sobre a tarefa que irão realizar, sobre a importância de se apresentarem (com clareza, eficácia, expressividade, …) e sobre a necessidade de adequar o discurso escrito aos seus destinatários e à finalidade a que se destina.
- Formação de grupos.
- Escolha aleatória por cada grupo de um envelope contendo um cenário:
- A turma vai desenvolver uma ação para a redução de desperdício na escola e pretende entrevistar diversos responsáveis no agrupamento. Para isso, precisa de escrever uma exposição ao diretor e de pedir a sua autorização para a realização dessas entrevistas;
- A turma fez uma proposta à biblioteca escolar para que se criem postos de requisição de livros em alguns locais da freguesia. Agora precisa de pedir a colaboração da junta de freguesia e vai escrever ao presidente;
- A turma vai participar numa atividade de intercâmbio com uma turma de outra região/ país. Tem de preparar a sua apresentação aos colegas, dando-se a conhecer a si próprios e à sua terra;
- A turma está preocupada com o estado de descuido ou abandono de uma área do concelho e tem propostas para melhorar a situação. Resolve escrever ao presidente da Câmara ou ao vereador com o pelouro em causa;
- A turma quer iniciar uma colaboração com o Centro de Dia para trocarem histórias, leituras, canções, … Tem de escrever ao responsável;
- …
- Cada grupo pensa, pesquisa e regista as informações que deverão incluir na apresentação (ver recurso Organização do processo de pesquisa).
- Os grupos apresentam uns aos outros os seus cenários e as informações que propõem incluir, debatendo com os docentes e os colegas e incluindo as alterações necessárias.
- Escrita do texto por cada grupo.
- Partilha em grande grupo dos textos produzidos e verificação de se cumprem os requisitos de adequação ao destinatário e à finalidade.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 6. Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos. 8. Procura informação para resolver problemas do dia-a-dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões. Atitudes/ Valores 3. Participa na troca e debate de ideias. 6. Reconhece o valor da informação. 8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita |