|
Desenvolvimento No âmbito do intercâmbio entre turmas de escolas de diferentes regiões ou países, construção de um jogo de tabuleiro para promover o conhecimento da sua terra.
- Apresentação da atividade aos alunos.
- Discussão em grande grupo sobre:
- O tipo de jogo a elaborar e respetivas regras;
- As várias categorias a incluir (por exemplo: arte e monumentos; costumes e tradições; gastronomia; património natural; música e dança; personalidades; …);
- A cor a atribuir a cada uma das categorias.
- Formação de pequenos grupos, ficando cada um responsável por uma categoria.
- Realização, por cada grupo, das seguintes tarefas:
- Pesquisa na biblioteca, entrevistas, saídas de campo, … , para obter ou aprofundar conhecimentos sobre os aspetos a tratar (ver recurso Organização do processo de pesquisa);
- Ilustrações relativas a cada aspeto a incluir no jogo;
- Textos sucintos sobre cada um dos aspetos;
- Correções e aperfeiçoamentos de acordo com as indicações dos professores;
- Elaboração de um conjunto de cartões (na cor da categoria, em formato A5) com as imagens e outro conjunto com os textos.
- Elaboração, em grande grupo, das regras do jogo (ver ponto 8.).
- Elaboração pelos docentes de um folheto em que se organize o conteúdo de todos os textos elaborados pelos alunos.
- Leitura do folheto pelos alunos.
- Ensaio do jogo em grande grupo:
- A turma é dividida em duas equipas;
- Os cartões são distribuídos pelas equipas (uma ficará com metade dos textos e a outra com as imagens correspondentes e vice-versa). Todos os alunos deverão ter, pelo menos, um texto e uma imagem;Um aluno de uma das equipas lê um texto em voz alta e cola-o no quadro. Aquele que, na outra equipa, tiver a imagem correspondente irá colocá-la ao lado do texto. Textos e imagens serão organizados espacialmente por categoria.
- Quando a imagem escolhida não for a certa, a equipa perde um ponto. Ganha o jogo a equipa que acertar mais.
- Preparação do envio do jogo à turma destinatária, incluindo uma breve mensagem explicativa.
Nota – No caso de se saber que os destinatários têm acesso a meios digitais e à Internet, o jogo pode ser preparado com recurso a uma ferramenta para a elaboração de flashcards. |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos. 8. Procura informação para responder a necessidades pessoais e de aprendizagem. 9. Utiliza com progressiva autonomia as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar, comunicar e responder aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares. Atitudes/ Valores 3. Participa na troca e debate de ideias. 6. Reconhece o valor da informação. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |