Leitura | Ler | Comunicar | 1.º Ciclo | Português | Estudo do Meio | Escrita | Dia Mundial da Língua Portuguesa I Intercâmbio
Elaboração de postais no âmbito de uma atividade de intercâmbio.
|
|
Objetivos
- Refletir sobre si e a sua realidade.
- Preparar o contributo de cada um para uma apresentação coletiva da turma.
- Escrever de acordo com tópicos definidos em comum.
|
|
Desenvolvimento Elaboração de postais no âmbito de uma atividade de intercâmbio.
- Preparação:
- Conversa com os alunos sobre o objetivo da atividade: intercâmbio com alunos de outra escola, no país ou no estrangeiro.
- Definição da tarefa: cada aluno elaborará um postal ilustrado e o conjunto de postais será enviado para a turma destinatária.
- Discussão sobre os tópicos a incluir no texto (nome; idade; família; preferências; um aspeto da localidade ou concelho onde a escola se insere; …).
- Listagem colaborativa dos aspetos relevantes ou típicos da localidade/ concelho.
- Escolha, por cada aluno, daquele sobre o qual fará o seu desenho ou colagem na frente do postal.
- Pesquisa de informação sobre os aspetos selecionados, de forma a permitir a sua representação de modo tão fiel quanto possível (ver recurso Organização do processo de pesquisa).
- Elaboração dos textos e das imagens e respetivo aperfeiçoamento.
- Partilha com a turma do trabalho realizado por cada um.
- Escrita de um breve texto coletivo que deverá acompanhar os postais, em que se explica a forma escolhida para se darem a conhecer; preenchimento do envelope em que serão enviados os postais
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 6. Cria textos originais em formatos variados. 8. Procura informação para responder a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse. Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo Português e Estudo do Meio |
|
Recursos
- Livros e revistas da biblioteca (fundo local)
- Sítios web pré-selecionados e disponíveis nos computadores ou tablets da biblioteca.
- Pessoas da comunidade a entrevistar.
- Fotos de locais de interesse
- Organização do processo de pesquisa [recurso de apoio]
|
|
Observações Esta atividade pode servir diferentes finalidades, nomeadamente para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa. |