Informação | Pesquisar | Tratar | 2.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Várias | Dia Mundial da Língua Portuguesa
Pesquisa e organização de informação para preparar/ realizar uma videoconferência com alunos de outras localidades, regiões ou países.
|
|
Objetivos
- Pesquisar e selecionar informação.
- Localizar geograficamente localidades, regiões ou países.
- Adquirir conhecimentos relacionados com as localidades, regiões e/ ou países em que habitam os alunos com que vão interagir.
|
|
Desenvolvimento Pesquisa e organização de informação para preparar/ realizar uma videoconferência com alunos de outras localidades, regiões ou países.
- Com vista à preparação da videoconferência, os docentes propõem aos alunos a criação de dois “Bilhetes de identidade”, um relativo à escola/ localidade a que pertencem e o outro relativo à escola/ localidade/ região/ país dos alunos com que vão interagir.
Sugestão de aspetos a incluir: nome da escola; bandeira; brasão de armas; localização geográfica (absoluta, relativa, coordenadas); área total (Km2); capital; língua oficial; outras línguas nacionais/ reconhecidas; população (n.º de habitantes); governo (tipologia); principais atividades económicas, moeda; clima…
- Em grupos, os alunos pesquisam nas fontes indicadas pelos docentes os dados necessários à construção dos “Bilhetes de identidade”.
Sugestão: os docentes podem dividir os dados a recolher e as fontes de pesquisa pelos vários grupos para evitar repetições.
- Construção coletiva dos “Bilhetes de identidade” com recurso a uma ferramenta digital (ver recursos).
- Em grupos, os alunos identificam outros aspetos que gostariam de conhecer sobre os alunos com que vão interagir (livros que estão a ler; desportos que praticam; jogos que utilizam …).
- Em grande grupo, compilam-se as questões que pretendem colocar.
- Os docentes estabelecem, com os alunos, os responsáveis pelas diversas intervenções (apresentação do “Bilhete de identidade” e colocação de questões).
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Seleciona termos de pesquisa para orientar a procura de informação. 4. Realiza pesquisas com base nos termos selecionados (…). 5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema (…). 8. Estrutura a informação segundo critérios lógicos, cronológicos, hierárquicos ou outros. Atitudes/ Valores: 2. Age de forma metódica e rigorosa. 3. Mostra resiliência, abertura, flexibilidade e adaptabilidade na procura de informação. |
|
Articulação curricular possível 2.º Ciclo Áreas/ Disciplinas do Ensino Básico Cidadania e desenvolvimento |
|
Recursos
|