Bibliotecas > Práticas

Leituras partilhadas

A biblioteca da Escola Secundária de Póvoa do Lanhoso (Agrupamento de Escolas de Póvoa do Lanhoso), em articulação com o Centro Qualifica da respetiva escola, programou uma sessão de contos, com partilha de leituras, destinada aos formandos do Centro Qualifica. A atividade contou com  a parceria do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, cujos formandos participaram, igualmente, na partilha de leituras.

A sessão começou na Escola Secundária de Póvoa do Lanhoso, com a seleção de um livro, por parte dos formandos, mediada pela professora bibliotecária. Durante a primeira hora, os formandos familiarizaram-se com o livro, selecionaram um conto, treinaram a sua leitura, primeiro silenciosa, depois, em voz alta.

Posteriormente efetuou-se a ligação, por videoconferência, ao Centro Qualifica de Vizela e iniciou-se a sessão de Leituras Partilhadas, com a leitura de contos de vários pontos do mundo.

A professora bibliotecária fez uma apresentação, com os princípios teóricos do conto,  sugerindo leituras e lançando um desafio aos formandos, para a partilha de conhecimentos sobre contos tradicionais.

Foi ainda possível ouvir a leitura dialogada de O conto da ilha desconhecida, uma homenagem a José Saramago, bem  como um excerto da obra Retalhos da minha vida, de Carolina Ruão, uma autora local.

A sessão envolveu significativamente, formandos, professores, técnicos do Centro Qualifica e os professores bibliotecários dos dois agrupamentos, num trabalho colaborativo de promoção da leitura.

Esta atividade recebeu o prémio Atividade Top, em dezembro de 2021.

Objetivos:
1. Estimular e reavivar o gosto pela leitura.
2. Partilhar o prazer de ler em voz alta.
Destinatários:
Formandos do 3º ciclo e do Ensino Secundário - Centro Qualifica
Parceria:
Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Vizela
Data da Atividade:
09 de dezembro de 2021
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard