Leitura | Ler | Compreender | Comunicar | Ensino secundário | Biologia e Geologia | Cidadania e desenvolvimento | Códigos QR | Compreensão escrita | Expressão escrita
Produção de textos e realização de uma campanha de divulgação de ciência e da cultura científica.
 
 
 
 
 

Objetivos

  • Debater questões sobre a origem das erupções vulcânicas e dos sismos. 
  • Explorar leituras associadas aos fenómenos vulcânicos e sísmicos. 
  • Realizar tarefas de leitura e escrita e resumir os pontos-chave de um texto. 
  • Analisar imagens e notícias relativas a riscos geológicos. 
  • Produzir artigos de divulgação científica. 
  • Apresentar conteúdos em diversos formatos.
  • Sensibilizar a comunidade escolar e educativa para a importância do conhecimento científico.

 

Desenvolvimento

Produção, pelos alunos, de textos de divulgação de Ciência baseados nos conteúdos da disciplina de Biologia e Geologia e na leitura de capítulos correspondentes da obra Breve história de quase tudo de Bill Bryson. Esses textos servirão de base a uma campanha que poderá ser levada a cabo na escola e também em locais públicos fora dela. 

  • Debate com os alunos sobre a importância da divulgação da ciência e da cultura científica. No seguimento deste debate é apresentada a atividade.

  • A turma será dividida em quatro grupos e cada um deles terá de ler um dos capítulos da obra Breve História de quase tudo indicados pelo docente da disciplina de Biologia e Geologia:
    • A Terra, um planeta muito especial. A face da Terra. Continentes e fundos oceânicos. Água (Cap.18 - A imensidão das águas) 
    • Microrganismos (Cap. 20 - O mundo é dos pequenos) 
    • A célula (Cap. 24 - As células) 
    • Compreender a estrutura e dinâmica da geosfera Vulcões e tectónica de placas (Cap. 15 - Beleza Perigosa)

  • Elaboração por cada grupo do resumo do capítulo, tendo em conta que:
    • não podem exceder o número limite de palavras indicado pelo professor;
    • todos os factos científicos abordados no capítulo têm de constar no resumo de forma rigorosa;
    • devem utilizar uma linguagem simples e clara.

  • Discussão dos resumos elaborados com o docente e validação dos mesmos quanto ao conteúdo científico.

  • Na disciplina de Português, análise do resumo do ponto de vista da correção formal e adaptações necessárias a torná-lo um artigo de divulgação.

  • A partir de cada artigo, elaboração de várias perguntas iniciadas, por exemplo, por: Sabias que…? Já imaginaste…?

  • Publicação dos artigos nos canais da comunicação da biblioteca, com a referência à obra a partir da qual foram elaborados e incentivo à leitura da mesma. Os artigos devem ser enriquecidos com imagens ou vídeos relacionados, obedecendo aos mesmos critérios de rigor científico.

  • Discussão com os alunos sobre as etiquetas a atribuir a cada artigo.

  • Criação de códigos QR a partir de cada artigo.

  • Ensaio do grau de interesse das perguntas e dos artigos. Cada grupo terá em conta o feedback dos colegas e fará as melhorias necessárias.

  • Impressão das perguntas e dos códigos QR em papel autocolante.

  • Decisão pelo conjunto da turma dos locais onde as perguntas e os códigos devem ser afixados.

  • Afixação das perguntas.

  • Divulgação dos materiais da campanha (perguntas e códigos QR) nos canais de comunicação da biblioteca

  • Análise com o professor bibliotecário dos efeitos da ação sobre o interesse pela requisição da obra. 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Escolhe leituras diversificadas, tendo por base critérios de qualidade e interesses ou necessidades específicos. 
3. Constrói e problematiza sentidos, integrando na compreensão dos textos conteúdos apresentados em diversos formatos e linguagens. 
6. Cria textos originais, em diferentes géneros e formatos, dominando as linguagens e técnicas necessárias.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade. 
4. Manifesta espírito crítico. 
6. Reconhece o valor da informação. 
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário
Biologia e Geologia
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Para motivação para esta atividade, ou na sequência dela, pode ser agendado um encontro presencial ou em linha com um divulgador de ciência.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard