Leitura | Ler | Compreender | Comunicar | Ensino secundário | Biologia e Geologia | Cidadania e desenvolvimento | Códigos QR | Compreensão escrita | Expressão escrita
Produção de textos e realização de uma campanha de divulgação de ciência e da cultura científica.
|
|
Objetivos
- Debater questões sobre a origem das erupções vulcânicas e dos sismos.
- Explorar leituras associadas aos fenómenos vulcânicos e sísmicos.
- Realizar tarefas de leitura e escrita e resumir os pontos-chave de um texto.
- Analisar imagens e notícias relativas a riscos geológicos.
- Produzir artigos de divulgação científica.
- Apresentar conteúdos em diversos formatos.
- Sensibilizar a comunidade escolar e educativa para a importância do conhecimento científico.
|
|
Desenvolvimento Produção, pelos alunos, de textos de divulgação de Ciência baseados nos conteúdos da disciplina de Biologia e Geologia e na leitura de capítulos correspondentes da obra Breve história de quase tudo de Bill Bryson. Esses textos servirão de base a uma campanha que poderá ser levada a cabo na escola e também em locais públicos fora dela.
- Debate com os alunos sobre a importância da divulgação da ciência e da cultura científica. No seguimento deste debate é apresentada a atividade.
- A turma será dividida em quatro grupos e cada um deles terá de ler um dos capítulos da obra Breve História de quase tudo indicados pelo docente da disciplina de Biologia e Geologia:
- A Terra, um planeta muito especial. A face da Terra. Continentes e fundos oceânicos. Água (Cap.18 - A imensidão das águas)
- Microrganismos (Cap. 20 - O mundo é dos pequenos)
- A célula (Cap. 24 - As células)
- Compreender a estrutura e dinâmica da geosfera Vulcões e tectónica de placas (Cap. 15 - Beleza Perigosa)
- Elaboração por cada grupo do resumo do capítulo, tendo em conta que:
- não podem exceder o número limite de palavras indicado pelo professor;
- todos os factos científicos abordados no capítulo têm de constar no resumo de forma rigorosa;
- devem utilizar uma linguagem simples e clara.
- Discussão dos resumos elaborados com o docente e validação dos mesmos quanto ao conteúdo científico.
- Na disciplina de Português, análise do resumo do ponto de vista da correção formal e adaptações necessárias a torná-lo um artigo de divulgação.
- A partir de cada artigo, elaboração de várias perguntas iniciadas, por exemplo, por: Sabias que…? Já imaginaste…?
- Publicação dos artigos nos canais da comunicação da biblioteca, com a referência à obra a partir da qual foram elaborados e incentivo à leitura da mesma. Os artigos devem ser enriquecidos com imagens ou vídeos relacionados, obedecendo aos mesmos critérios de rigor científico.
- Discussão com os alunos sobre as etiquetas a atribuir a cada artigo.
- Criação de códigos QR a partir de cada artigo.
- Ensaio do grau de interesse das perguntas e dos artigos. Cada grupo terá em conta o feedback dos colegas e fará as melhorias necessárias.
- Impressão das perguntas e dos códigos QR em papel autocolante.
- Decisão pelo conjunto da turma dos locais onde as perguntas e os códigos devem ser afixados.
- Afixação das perguntas.
- Divulgação dos materiais da campanha (perguntas e códigos QR) nos canais de comunicação da biblioteca
- Análise com o professor bibliotecário dos efeitos da ação sobre o interesse pela requisição da obra.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Escolhe leituras diversificadas, tendo por base critérios de qualidade e interesses ou necessidades específicos. 3. Constrói e problematiza sentidos, integrando na compreensão dos textos conteúdos apresentados em diversos formatos e linguagens. 6. Cria textos originais, em diferentes géneros e formatos, dominando as linguagens e técnicas necessárias. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 4. Manifesta espírito crítico. 6. Reconhece o valor da informação. 8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita. |
|
Articulação curricular possível Ensino Secundário Biologia e Geologia Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
|
|
Observações Para motivação para esta atividade, ou na sequência dela, pode ser agendado um encontro presencial ou em linha com um divulgador de ciência. |