Leitura | Ler | Comunicar | Ensino secundário | Português |Escolha de leituras | Expressão escrita | Partilha de opiniões | Redes sociais | Relato de leitura
Familiarização com uma rede social de leitura.
|
|
Objetivos
- Conhecer redes sociais de leitura.
- Refletir sobre leituras realizadas.
- Sugerir leituras.
|
|
Desenvolvimento Familiarização com uma rede social de leitura: Os alunos familiarizam-se com uma rede social de leitura, escolhem leituras a partir delas, e escrevem comentários ou resenhas dos livros que já leram.
- Exploração da plataforma Goodreads: professor bibliotecário explica como funciona a plataforma, mostra alguns livros de autores portugueses e os comentários feitos a esses livros.
- Os alunos:
- Registam-se na plataforma, explorem-na e colocam as dúvidas que tiverem.
- Juntam à sua lista “My books” os livros que já leram e os que gostariam de ler.
- Tentam localizar um dos seus livros favoritos e que escrevem um comentário ou uma apreciação (“review”).
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Escolhe leituras diversificadas, tendo por base critérios de qualidade e necessidades ou interesses específicos. 5. Referencia leituras, integrando no seu crescimento pessoal a sua experiência e identidade enquanto leitor. 9. Utiliza autónoma e proficientemente as tecnologias, as ferramentas digitais e a Internet para ler, escrever, partilhar e comunicar com diferentes finalidades. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |
|
Articulação curricular possível Ensino Secundário Português |
|
Recursos
|
|
Observações
- Esta atividade pode ser desenvolvida presencialmente ou a distância (usando a plataforma de gestão do ensino/ aprendizagem adotada pela escola ou outra).
- Pode, também, ser adaptada para a disciplina de Inglês, uma vez que na plataforma Goodreads existem inúmeros livros e comentários em língua inglesa.
|