Leitura | Comunicar | 3.º Ciclo | Educação Visual | Português |Dia Mundial da Língua Portuguesa
Reflexão sobre a relação da língua portuguesa com outras línguas e criação de um produto artístico sobre o assunto.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender a variedade da língua portuguesa.
  • Refletir sobre a relação da língua portuguesa com outras línguas.
  • Criar um produto artístico sobre a língua portuguesa.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre a relação da língua portuguesa com outras línguas e criação de um produto artístico sobre o assunto.

  • O professor apresenta brevemente a presença da língua portuguesa no mundo e o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio) ao grande grupo.

  • Em pequeno grupo, os alunos:

    • Exploram um conjunto de recursos que mostram que, ao longo dos tempos, a língua portuguesa foi enriquecida com importação de vocábulos de outras línguas e, por outro lado, deixou a sua marca noutras línguas, exportando para elas várias palavras.

    • Selecionam duas palavras: uma palavra importada e uma palavra exportada.

    • Produzem duas entradas de dicionário (uma para a palavra importada e outra para a palavra exportada) e ilustram essas palavras.

  • O professor agrega os produtos dos alunos num Dicionário Ilustrado de Importação & Exportação e partilha essa agregação nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens.
8. Procura informação para resolver problemas do dia-a-dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade.
6. Reconhece o valor da informação.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Educação Visual
Português

 

Recursos

Observações

Para criar coerência entre os trabalhos, poderá ser disponibilizado um modelo a ser utilizado por todos os grupos.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard