Leitura | Comunicar | 3.º Ciclo | Educação Visual | Português |Dia Mundial da Língua Portuguesa
Reflexão sobre a relação da língua portuguesa com outras línguas e criação de um produto artístico sobre o assunto.
|
|
Objetivos
- Compreender a variedade da língua portuguesa.
- Refletir sobre a relação da língua portuguesa com outras línguas.
- Criar um produto artístico sobre a língua portuguesa.
|
|
Desenvolvimento Reflexão sobre a relação da língua portuguesa com outras línguas e criação de um produto artístico sobre o assunto.
- O professor apresenta brevemente a presença da língua portuguesa no mundo e o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio) ao grande grupo.
- Em pequeno grupo, os alunos:
- Exploram um conjunto de recursos que mostram que, ao longo dos tempos, a língua portuguesa foi enriquecida com importação de vocábulos de outras línguas e, por outro lado, deixou a sua marca noutras línguas, exportando para elas várias palavras.
- Selecionam duas palavras: uma palavra importada e uma palavra exportada.
- Produzem duas entradas de dicionário (uma para a palavra importada e outra para a palavra exportada) e ilustram essas palavras.
- O professor agrega os produtos dos alunos num Dicionário Ilustrado de Importação & Exportação e partilha essa agregação nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens. 8. Procura informação para resolver problemas do dia-a-dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 6. Reconhece o valor da informação. |
|
Articulação curricular possível 3.º Ciclo Educação Visual Português |
|
Recursos
|
|
Observações Para criar coerência entre os trabalhos, poderá ser disponibilizado um modelo a ser utilizado por todos os grupos. |