Leitura | Ler | Comunicar | 3.º ciclo | Educação Visual |Português | Escrita | Oralidade
Leitura sobre a história da pintura, seleção de um pintor ou obra preferida e sua análise, conduzindo à escrita de textos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Apreciar a arte.
  • Conhecer obras de pintores famosos.
  • Observar pinturas em detalhe.
  • Exprimir ideias oralmente.
  • Escrever textos inspirados em pinturas.

 

Desenvolvimento

Leitura sobre a história da pintura, seleção de um pintor ou obra preferida e sua análise, conduzindo à escrita de textos.

  • Conversa com os alunos sobre os pintores e pinturas que conhecem.

  • Leitura do livro A história da pintura de Abigail Weathley.

  • Escolha pelos alunos, em pares, do período da história da pintura que preferem e, dentro deste, do pintor sobre cujas obras querem saber mais.

  • Exploração em Google Arts and Culture ou no sítio do MoMA de obras do pintor escolhido, sendo os alunos conduzidos a observá-las em pormenor, exercitando a sua capacidade de observação e interpretação, chamando-se a sua atenção para todos os pormenores relevantes.
     
  • Sabendo antecipadamente que terão de escrever um texto (narrativo, descritivo ou apreciativo) a partir de/ sobre uma pintura, escolha por cada par de alunos de uma pintura de que ambos gostem e apresentação oral das razões da sua preferência.

  • Escrita dos textos, ao lado das respetivas imagens, num mural digital preparado pelos docentes.

  • Melhoria dos textos produzidos.

  • Partilha dos textos com os colegas. Troca de opiniões.

  • Reflexão sobre a atividade.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos. 
5. Relata experiências de leitura, expressando as preferências que marcam a seu percurso como leitor.
6. Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade.
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Educação Visual
Português

 

Recursos

Observações

  • Para além da escrita dos textos, poderá pedir-se aos alunos que realizem trabalhos no âmbito de Educação Visual.
  • Na sequência desta atividade, poderá prever-se uma sessão em que os alunos apresentem aos pais o resultado do seu trabalho.  
  • Os trabalhos produzidos no âmbito desta atividade podem dar origem a uma exposição virtual, a partilhar nos canais de comunicação da biblioteca.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard