Leitura | Ler | Comunicar | 3.º ciclo | Educação Visual |Português | Escrita | Oralidade
Leitura sobre a história da pintura, seleção de um pintor ou obra preferida e sua análise, conduzindo à escrita de textos.
|
|
Objetivos
- Apreciar a arte.
- Conhecer obras de pintores famosos.
- Observar pinturas em detalhe.
- Exprimir ideias oralmente.
- Escrever textos inspirados em pinturas.
|
|
Desenvolvimento Leitura sobre a história da pintura, seleção de um pintor ou obra preferida e sua análise, conduzindo à escrita de textos.
- Conversa com os alunos sobre os pintores e pinturas que conhecem.
- Leitura do livro A história da pintura de Abigail Weathley.
- Escolha pelos alunos, em pares, do período da história da pintura que preferem e, dentro deste, do pintor sobre cujas obras querem saber mais.
- Exploração em Google Arts and Culture ou no sítio do MoMA de obras do pintor escolhido, sendo os alunos conduzidos a observá-las em pormenor, exercitando a sua capacidade de observação e interpretação, chamando-se a sua atenção para todos os pormenores relevantes.
- Sabendo antecipadamente que terão de escrever um texto (narrativo, descritivo ou apreciativo) a partir de/ sobre uma pintura, escolha por cada par de alunos de uma pintura de que ambos gostem e apresentação oral das razões da sua preferência.
- Escrita dos textos, ao lado das respetivas imagens, num mural digital preparado pelos docentes.
- Melhoria dos textos produzidos.
- Partilha dos textos com os colegas. Troca de opiniões.
- Reflexão sobre a atividade.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos. 5. Relata experiências de leitura, expressando as preferências que marcam a seu percurso como leitor. 6. Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |
|
Articulação curricular possível 3.º Ciclo Educação Visual Português |
|
Recursos
|
|
Observações
- Para além da escrita dos textos, poderá pedir-se aos alunos que realizem trabalhos no âmbito de Educação Visual.
- Na sequência desta atividade, poderá prever-se uma sessão em que os alunos apresentem aos pais o resultado do seu trabalho.
- Os trabalhos produzidos no âmbito desta atividade podem dar origem a uma exposição virtual, a partilhar nos canais de comunicação da biblioteca.
|