Leitura | Ler | Compreender | Comunicar | 3.º ciclo | Cidadania e desenvolvimento | Compreensão escrita | Expressão escrita | Leitura integral |Partilha de opiniões | Redes sociais
Criação de eventos no Facebook para abordagem de temas no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. 
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver o gosto pela partilha de experiências de leitura diversificadas. 
  • Construir argumentos em torno das leituras realizadas e dos temas abordados. 
  • Usar diversas ferramentas digitais para expressar as experiências de leitura. 
  • Usar as redes sociais para comunicar e partilhar leituras.

 

Desenvolvimento

Criação de eventos no Facebook para abordagem de temas no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. 

  • Seleção e enquadramento dos temas/ problemas a tratar.

  • Identificação e exploração de livros e de filmes associados aos temas/ problemas.

  • Divulgação da iniciativa Fãs da leitura no Facebook, através dos canais de comunicação da biblioteca. 

  • Inscrição dos alunos (grupos de três a cinco) na iniciativa (a inscrição deverá realizar-se entre 15 dias a um mês antes da dinamização do evento).

  • Cada grupo:
    • Cria materiais para apresentar o seu ponto de vista sobre a obra que escolheu e analisou (apresentações multimédia, curtas-metragens, animações, podcasts, entrevistas com os autores, reais ou ficcionadas, entrevistas a personagens, narrativas inspiradas na obra lida, ...). 

    • Escolhe um representante, em cuja página do Facebook será criado o evento, convidando colegas, professores e a biblioteca. 

    • Publica os materiais criados que serão objeto de apreciação e comentários pelos seguidores.

  • A biblioteca garantirá que não haja escolhas de obras repetidas e dará o apoio necessário à construção dos referidos produtos (através de guiões e tutoriais disponibilizados online, pequenos workshops, ...). 

  • Cada evento terá a duração de uma semana e será divulgado através dos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas. 
2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, explicitando as razões da sua escolha. 
5. Relata experiências de leitura, expressando as preferências que marcam o seu percurso como leitor. 
6. Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos. 
9. Utiliza, autonomamente e com segurança, as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar e comunicar, em situações do dia-a-dia e de aprendizagem.

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
3. Participa na troca e debate de ideias. 
5. Respeita diferentes opiniões. 
6. Reconhece o valor da informação.

 

Articulação curricular possível

Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Esta atividade pode ser desenvolvida presencialmente ou a distância (usando a plataforma de gestão do ensino/ aprendizagem adotada pela escola ou outra)  

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard