Leitura | Ler | Compreender | Comunicar | 3.º ciclo | Cidadania e desenvolvimento | Compreensão escrita | Expressão escrita | Leitura integral |Partilha de opiniões | Redes sociais
Criação de eventos no Facebook para abordagem de temas no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
|
|
Objetivos
- Desenvolver o gosto pela partilha de experiências de leitura diversificadas.
- Construir argumentos em torno das leituras realizadas e dos temas abordados.
- Usar diversas ferramentas digitais para expressar as experiências de leitura.
- Usar as redes sociais para comunicar e partilhar leituras.
|
|
Desenvolvimento Criação de eventos no Facebook para abordagem de temas no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
- Seleção e enquadramento dos temas/ problemas a tratar.
- Identificação e exploração de livros e de filmes associados aos temas/ problemas.
- Divulgação da iniciativa Fãs da leitura no Facebook, através dos canais de comunicação da biblioteca.
- Inscrição dos alunos (grupos de três a cinco) na iniciativa (a inscrição deverá realizar-se entre 15 dias a um mês antes da dinamização do evento).
- Cada grupo:
- Cria materiais para apresentar o seu ponto de vista sobre a obra que escolheu e analisou (apresentações multimédia, curtas-metragens, animações, podcasts, entrevistas com os autores, reais ou ficcionadas, entrevistas a personagens, narrativas inspiradas na obra lida, ...).
- Escolhe um representante, em cuja página do Facebook será criado o evento, convidando colegas, professores e a biblioteca.
- Publica os materiais criados que serão objeto de apreciação e comentários pelos seguidores.
- A biblioteca garantirá que não haja escolhas de obras repetidas e dará o apoio necessário à construção dos referidos produtos (através de guiões e tutoriais disponibilizados online, pequenos workshops, ...).
- Cada evento terá a duração de uma semana e será divulgado através dos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas. 2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, explicitando as razões da sua escolha. 5. Relata experiências de leitura, expressando as preferências que marcam o seu percurso como leitor. 6. Cria textos originais com intencionalidades comunicativas específicas, respeitando convenções próprias dos géneros e formatos escolhidos. 9. Utiliza, autonomamente e com segurança, as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar e comunicar, em situações do dia-a-dia e de aprendizagem. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 5. Respeita diferentes opiniões. 6. Reconhece o valor da informação. |
|
Articulação curricular possível Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
- Livros impressos, digitais ou audiolivros sobre as temáticas abordadas em Cidadania e desenvolvimento
- Filmes (por exemplo: Eu Malala, Persépolis, O menino de Cabul,…).
- Ferramentas digitais para:
|
|
Observações Esta atividade pode ser desenvolvida presencialmente ou a distância (usando a plataforma de gestão do ensino/ aprendizagem adotada pela escola ou outra) |