Leitura | Ler | Compreender | Comunicar | 3.º ciclo | Português | Compreensão escrita | E-book |Expressão escrita | Ficção |Leitura integral | Não ficção
Abordagem da obra O Cavaleiro da Dinamarca, com recurso à metodologia “círculos de leitura” e de ferramentas/ aplicações Web, conduzindo os alunos à produção de um e-book com os vários produtos do seu trabalho.
|
|
Objetivos
- Motivar os alunos para a leitura através de estratégias de leitura diversificadas.
- Fomentar a produção de textos, a partir de leituras previamente realizadas.
- Promover a literacia tecnológica e digital.
|
|
Desenvolvimento Abordagem da obra O Cavaleiro da Dinamarca, com recurso à metodologia “círculos de leitura” e de ferramentas/ aplicações Web, conduzindo os alunos à produção de um e-book com os vários produtos do seu trabalho.
- Leitura orientada da obra O Cavaleiro da Dinamarca.
- Sessão de formação sobre as ferramentas/ aplicações a utilizar para a criação de e-books, de nuvens de palavras e para elaboração de roteiros.
- Distribuição das tarefas pelos diferentes grupos de trabalho, de acordo com a estratégia “círculos de leitura”:
- Mágico das Palavras - levantamento do léxico tendo em conta diferentes campos semânticos (Natal, floresta e viagens marítimas); criação de três nuvens de palavras com a ferramenta/ aplicação para nuvens de palavras.
- Senhor das Viagens - elaboração do roteiro da viagem; pesquisa de mapas na Internet; desenho do roteiro da viagem.
- Senhor das Histórias - pesquisa em livros e na Internet sobre as histórias de Vanina e Guidobaldo, Tristão e Isolda e Dante e Beatriz; redação e ilustração do texto.
- Investigador - pesquisa em livros e na Internet sobre Belém/ Palestina, Veneza, Florença e Giotto; redação e ilustração do texto.
- Senhor do Livro - Redação do prefácio e de um texto biográfico sobre a autora.
- Senhor dos Excertos (professor de Português e professor bibliotecário) - Seleção de excertos da obra adequados ao trabalho realizado por cada grupo.
- Ligação de todos os trabalhos com recurso a excertos da obra e edição de um e-book.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas. 3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens. 5. Relata experiências de leitura, expressando as preferências que marcam a seu percurso como leitor. 8. Procura informação para resolver problemas do dia-a-dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões. 9. Utiliza, autonomamente e com segurança, as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar e comunicar, em situações do dia a dia e de aprendizagem. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 6. Reconhece o valor da informação. |
|
Articulação curricular possível 3.º Ciclo Português |
|
Recursos
- Andresen, Sophia de Mello Breyner. O Cavaleiro da Dinamarca. Porto: Figueirinhas.
- Cimatoribus, A. (2008). Tristão e Isolda. Lisboa: Livros Horizonte.
- Martins, J. V. P. (1972). Dante Alighieri. Mem Martins: Verbo.
- Despois, P. (1980). A vida de um artista em Florença na época do Renascimento. Lisboa: Verbo.
- Kochav, S. (2006). Israel: viagem pela arte e pela história da Terra Santa. Lisboa: Verbo.
- Sacerdoti, A. (2000). Israel: os lugares e a história. Lisboa: Verbo.
- Reato, D. (2007). Veneza: os lugares e a história. Lisboa: Verbo.
- Corrain, L. (2003). Giotto: A arte medieval. Matosinhos: Quidnovi.
- Porto Editora. (s.d.). Infopédia. Tristão e Isolda.
- Porto Editora. (s.d.). Infopédia. Dante.
- Santos, S. (s.d.). Belém, Palestina; Local do nascimento de Jesus.
- Ferramenta digital para a criação de e-books
- Ferramenta digital para a criação de nuvens de palavras:
- Ferramenta digital para a criação de mapas
|
|
Observações Esta atividade pode culminar com o lançamento do e-book na biblioteca escolar, com a presença das famílias e de outros professores e apresentação dos alunos. |