Leitura | Ler | Compreender | Comunicar | 3.º ciclo | Português | Compreensão escrita | E-book |Expressão escrita | Ficção |Leitura integral | Não ficção
Abordagem da obra O Cavaleiro da Dinamarca, com recurso à metodologia “círculos de leitura” e de ferramentas/ aplicações Web, conduzindo os alunos à produção de um e-book com os vários produtos do seu trabalho. 
 
 
 
 

Objetivos

  • Motivar os alunos para a leitura através de estratégias de leitura diversificadas.
  • Fomentar a produção de textos, a partir de leituras previamente realizadas. 
  • Promover a literacia tecnológica e digital.

 

Desenvolvimento

Abordagem da obra O Cavaleiro da Dinamarca, com recurso à metodologia “círculos de leitura” e de ferramentas/ aplicações Web, conduzindo os alunos à produção de um e-book com os vários produtos do seu trabalho. 

  • Leitura orientada da obra O Cavaleiro da Dinamarca.

  • Sessão de formação sobre as ferramentas/ aplicações a utilizar para a criação de e-books, de nuvens de palavras e para elaboração de roteiros.

  • Distribuição das tarefas pelos diferentes grupos de trabalho, de acordo com a estratégia “círculos de leitura”:

    • Mágico das Palavras - levantamento do léxico tendo em conta diferentes campos semânticos (Natal, floresta e viagens marítimas); criação de três nuvens de palavras com a ferramenta/ aplicação para nuvens de palavras.  

    • Senhor das Viagens - elaboração do roteiro da viagem; pesquisa de mapas na Internet; desenho do roteiro da viagem. 

    • Senhor das Histórias - pesquisa em livros e na Internet sobre as histórias de Vanina e Guidobaldo, Tristão e Isolda e Dante e Beatriz; redação e ilustração do texto. 

    • Investigador - pesquisa em livros e na Internet sobre Belém/ Palestina, Veneza, Florença e Giotto; redação e ilustração do texto. 

    • Senhor do Livro - Redação do prefácio e de um texto biográfico sobre a autora.
       
    • Senhor dos Excertos (professor de Português e professor bibliotecário) - Seleção de excertos da obra adequados ao trabalho realizado por cada grupo. 

  • Ligação de todos os trabalhos com recurso a excertos da obra e edição de um e-book.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas.
3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens.
5. Relata experiências de leitura, expressando as preferências que marcam a seu percurso como leitor.
8. Procura informação para resolver problemas do dia-a-dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões.
9. Utiliza, autonomamente e com segurança, as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar e comunicar, em situações do dia a dia e de aprendizagem.

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
3. Participa na troca e debate de ideias. 
4. Manifesta espírito crítico.
6. Reconhece o valor da informação.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Português

 

Recursos

  • Andresen, Sophia de Mello Breyner. O Cavaleiro da Dinamarca. Porto: Figueirinhas. 
  • Cimatoribus, A. (2008). Tristão e Isolda. Lisboa: Livros Horizonte. 
  • Martins, J. V. P. (1972). Dante Alighieri. Mem Martins: Verbo. 
  • Despois, P. (1980). A vida de um artista em Florença na época do Renascimento. Lisboa: Verbo. 
  • Kochav, S. (2006). Israel: viagem pela arte e pela história da Terra Santa. Lisboa: Verbo. 
  • Sacerdoti, A. (2000). Israel: os lugares e a história. Lisboa: Verbo. 
  • Reato, D. (2007). Veneza: os lugares e a história. Lisboa: Verbo. 
  • Corrain, L. (2003). Giotto: A arte medieval. Matosinhos: Quidnovi. 
  • Porto Editora. (s.d.). Infopédia. Tristão e Isolda
  • Porto Editora. (s.d.). Infopédia. Dante.
  • Santos, S. (s.d.). Belém, Palestina; Local do nascimento de Jesus.
  • Ferramenta digital para a criação de e-books
  • Ferramenta digital para a criação de nuvens de palavras:
  • Ferramenta digital para a criação de mapas

Observações

Esta atividade pode culminar com o lançamento do e-book na biblioteca escolar, com a presença das famílias e de outros professores e apresentação dos alunos.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard