Leitura | Ler | Comunicar | 2.º ciclo | Educação Visual | Português | Compreensão escrita | Escrita | Oralidade
Leitura sobre pintores famosos e apreciação das suas obras, conduzindo à escrita de textos.
|
|
Objetivos
- Manifestar preferências com base em leituras.
- Apreciar a arte.
- Conhecer obras de pintores famosos.
- Observar pinturas em detalhe.
- Exprimir ideias oralmente.
- Escrever histórias com base em pinturas.
|
|
Desenvolvimento Leitura sobre pintores famosos e apreciação das suas obras, conduzindo à escrita de textos.
- Conversa com os alunos sobre pintores e pinturas que conhecem.
- Apresentação dos livros sobre esta temática existentes na biblioteca.
- Escolha pelos alunos do livro que vão requisitar, ou pelo docente do título que vai abordar na aula.
- Finda a leitura do(s) livro(s), e depois de um diálogo sobre o(s) mesmo(s), exploração em Google Arts and Culture ou em MoMA Kids de obras do(s) pintor(es), exercitando a capacidade de observação e interpretação dos alunos e chamando a sua atenção para todos os pormenores relevantes.
- Sabendo antecipadamente que terão de escrever uma história a partir de uma pintura, escolha por cada par de alunos de uma pintura de que ambos gostem e apresentação oral das razões da sua preferência.
- Escrita das narrativas, ao lado das respetivas imagens, num mural digital preparado pelos docentes.
- Melhoria dos textos produzidos.
- Partilha das histórias com os colegas. Troca de opiniões.
- Reflexão sobre a atividade.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais diversificados. 5. Relata experiências de leitura, identificando textos, autores, personagens ou acontecimentos que o influenciam. 6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |
|
Articulação curricular possível 2º ciclo Educação Visual e Português |
|
Recursos
- Livros sobre pintura e pintores. Sugestões:
- Bargalló, Eva (2007). Chamo-me… Picasso. Lisboa: Didáctica Editora.
- Tello, Antonio (2005). Chamo-me… Leonardo da Vinci. Lisboa: Didáctica Editora.
- Martin, Carmen (2006). Chamo-me Vincent Van Gogh. Lisboa: Didáctica Editora.
- Capatti, Berenice (2004). Apresento-vos Klimt. Lisboa: Livros Horizonte.
- Idem (2008). Gaugin e as cores dos trópicos. Lisboa: Livros Horizonte.
- Lossani, Chiara (2010). Vincent Van Gogh e as cores do vento. Lisboa: Livros Horizonte.
- Thomas, Isabel (2019). Frida Kahlo. Amadora: Fábula.
- Google Arts & Culture
- MoMA Kids
- Ferramentas para elaboração de murais digitais
|
|
Observações • Para além da escrita das narrativas, poder-se-á pedir aos alunos que realizem trabalhos no âmbito de Educação Visual. • Na sequência desta atividade, poderá prever-se uma sessão em que os alunos apresentem aos pais o que aprenderam sobre os pintores e as pinturas que selecionaram e também as histórias que escreveram. |