Leitura | Ler | Comunicar | 2.º ciclo | Educação Visual | Português | Compreensão escrita | Escrita | Oralidade
Leitura sobre pintores famosos e apreciação das suas obras, conduzindo à escrita de textos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Manifestar preferências com base em leituras.
  • Apreciar a arte.
  • Conhecer obras de pintores famosos.
  • Observar pinturas em detalhe.
  • Exprimir ideias oralmente.
  • Escrever histórias com base em pinturas.

 

Desenvolvimento

Leitura sobre pintores famosos e apreciação das suas obras, conduzindo à escrita de textos.

  • Conversa com os alunos sobre pintores e pinturas que conhecem.

  • Apresentação dos livros sobre esta temática existentes na biblioteca.

  • Escolha pelos alunos do livro que vão requisitar, ou pelo docente do título que vai abordar na aula.

  • Finda a leitura do(s) livro(s), e depois de um diálogo sobre o(s) mesmo(s), exploração em Google Arts and Culture ou em MoMA Kids de obras do(s) pintor(es), exercitando a capacidade de observação e interpretação dos alunos e chamando a sua atenção para todos os pormenores relevantes. 

  • Sabendo antecipadamente que terão de escrever uma história a partir de uma pintura, escolha por cada par de alunos de uma pintura de que ambos gostem e apresentação oral das razões da sua preferência.

  • Escrita das narrativas, ao lado das respetivas imagens, num mural digital preparado pelos docentes.

  • Melhoria dos textos produzidos.

  • Partilha das histórias com os colegas. Troca de opiniões.

  • Reflexão sobre a atividade.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais diversificados. 
5. Relata experiências de leitura, identificando textos, autores, personagens ou acontecimentos que o influenciam. 
6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade.
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

2º ciclo
Educação Visual e Português

 

Recursos

  • Livros sobre pintura e pintores. Sugestões: 
    • Bargalló, Eva (2007). Chamo-me… Picasso. Lisboa: Didáctica Editora.
    • Tello, Antonio (2005). Chamo-me… Leonardo da Vinci. Lisboa: Didáctica Editora.
    • Martin, Carmen (2006). Chamo-me Vincent Van Gogh. Lisboa: Didáctica Editora.
    • Capatti, Berenice (2004). Apresento-vos Klimt. Lisboa: Livros Horizonte.
    • Idem (2008). Gaugin e as cores dos trópicos. Lisboa: Livros Horizonte.
    • Lossani, Chiara (2010). Vincent Van Gogh e as cores do vento. Lisboa: Livros Horizonte.
    • Thomas, Isabel (2019). Frida Kahlo. Amadora: Fábula.

  • Google Arts & Culture
  • MoMA Kids
  • Ferramentas para elaboração de murais digitais

Observações

•    Para além da escrita das narrativas, poder-se-á pedir aos alunos que realizem trabalhos no âmbito de Educação Visual.
•    Na sequência desta atividade, poderá prever-se uma sessão em que os alunos apresentem aos pais o que aprenderam sobre os pintores e as pinturas que selecionaram e também as histórias que escreveram.

 
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard