|
Desenvolvimento Concurso de podcasts relativos a textos literários lidos pelos alunos, individualmente ou em grupo. A biblioteca escolar lança o desafio. São escolhidos os textos e treinada a respetiva leitura. Os podcasts são gravados na biblioteca e, posteriormente, publicados nos respetivos canais de comunicação e sujeitos a votação pelos leitores do mesmo.
- Apresentação da atividade aos alunos.
- Formação de pequenos grupos.
- Escolha pelos alunos de textos literários do seu gosto ou interesse, na biblioteca.
- Identificação dos excertos para serem lidos em voz alta, tendo em consideração o número de elementos de cada grupo.
- Sessão formativa para os alunos sobre como fazer e partilhar um podcast.
- Audição de podcasts relacionados com a leitura e indicação pelos docentes de sítios de música livre para o fundo musical.
- Treino da leitura expressiva dos textos, com a ajuda de software ou de ferramentas Web para gravação e de uma ficha de registo que permita aos alunos anotar os aspetos a melhorar, até à gravação definitiva.
- Quando os elementos do grupo atribuírem aos três parâmetros no mínimo “Bom”, a gravação de voz pode ser mostrada aos docentes.
- Inclusão da música de fundo, ajustamentos e exportação para o formato .mp3.
- Debate com os alunos sobre a qualidade dos produtos criados e as aprendizagens/ competências desenvolvidas.
- Publicação dos podcasts produzidos nos canais de comunicação da biblioteca. Escolha dos melhores podcasts através da votação dos alunos da escola.
- Divulgação dos melhores podcasts, que podem ser transmitidos na rádio local ou escolar.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, em função dos seus gostos, interesses e necessidades. 9. Utiliza com progressiva autonomia as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar, comunicar e responder aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. |