Leitura | Ler | Comunicar | 2.º ciclo | Português | Escolha de Leituras | Leitura em voz alta | Partilha de opiniões | Podcasts
Concurso de podcasts relativos a textos literários lidos pelos alunos, individualmente ou em grupo.
 
 
 
 

Objetivos

  • Selecionar leituras.
  • Aperfeiçoar a leitura em voz alta.
  • Desenvolver competências no uso das tecnologias digitais e das ferramentas da Web. 
  • Partilhar opiniões sobre leituras. 
  • Desenvolver o espírito crítico.

 

Desenvolvimento

Concurso de podcasts relativos a textos literários lidos pelos alunos, individualmente ou em grupo.

A biblioteca escolar lança o desafio. São escolhidos os textos e treinada a respetiva leitura. Os podcasts são gravados na biblioteca e, posteriormente, publicados nos respetivos canais de comunicação e sujeitos a votação pelos leitores do mesmo. 

  • Apresentação da atividade aos alunos.

  • Formação de pequenos grupos.

  • Escolha pelos alunos de textos literários do seu gosto ou interesse, na biblioteca.
     
  • Identificação dos excertos para serem lidos em voz alta, tendo em consideração o número de elementos de cada grupo. 

  • Sessão formativa para os alunos sobre como fazer e partilhar um podcast. 

  • Audição de podcasts relacionados com a leitura e indicação pelos docentes de sítios de música livre para o fundo musical. 

  • Treino da leitura expressiva dos textos, com a ajuda de software ou de ferramentas Web para gravação e de uma ficha de registo que permita aos alunos anotar os aspetos a melhorar, até à gravação definitiva. 

  • Quando os elementos do grupo atribuírem aos três parâmetros no mínimo “Bom”, a gravação de voz pode ser mostrada aos docentes. 

  • Inclusão da música de fundo, ajustamentos e exportação para o formato .mp3. 

  • Debate com os alunos sobre a qualidade dos produtos criados e as aprendizagens/ competências desenvolvidas. 

  • Publicação dos podcasts produzidos nos canais de comunicação da biblioteca. Escolha dos melhores podcasts através da votação dos alunos da escola.

  • Divulgação dos melhores podcasts, que podem ser transmitidos na rádio local ou escolar.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, em função dos seus gostos, interesses e necessidades.
9. Utiliza com progressiva autonomia as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar, comunicar e responder aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares.

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias. 
4. Manifesta espírito crítico.

 

Articulação curricular possível

2º ciclo
Português

 

Recursos

 
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard