|   | DesenvolvimentoConcurso de podcasts relativos a textos literários lidos pelos alunos, individualmente ou em grupo. A biblioteca escolar lança o desafio. São escolhidos os textos e treinada a respetiva leitura. Os podcasts são gravados na biblioteca e, posteriormente, publicados nos respetivos canais de comunicação e sujeitos a votação pelos leitores do mesmo.   
            Apresentação da atividade aos alunos.
 
Formação de pequenos grupos.
 
Escolha pelos alunos de textos literários do seu gosto ou interesse, na biblioteca.
Identificação dos excertos para serem lidos em voz alta, tendo em consideração o número de elementos de cada grupo. 
 
Sessão formativa para os alunos sobre como fazer e partilhar um podcast. 
 
Audição de podcasts relacionados com a leitura e indicação pelos docentes de sítios de música livre para o fundo musical. 
 
Treino da leitura expressiva dos textos, com a ajuda de software ou de ferramentas Web para gravação e de uma ficha de registo que permita aos alunos anotar os aspetos a melhorar, até à gravação definitiva. 
 
Quando os elementos do grupo atribuírem aos três parâmetros no mínimo “Bom”, a gravação de voz pode ser mostrada aos docentes. 
 
Inclusão da música de fundo, ajustamentos e exportação para o formato .mp3. 
 
Debate com os alunos sobre a qualidade dos produtos criados e as aprendizagens/ competências desenvolvidas. 
 
Publicação dos podcasts produzidos nos canais de comunicação da biblioteca. Escolha dos melhores podcasts através da votação dos alunos da escola.
 
Divulgação dos melhores podcasts, que podem ser transmitidos na rádio local ou escolar. 
 | 
 
          
          |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, em função dos seus gostos, interesses e necessidades.9. Utiliza com progressiva autonomia as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar, comunicar e responder aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares.
 Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura.3. Participa na troca e debate de ideias.
 4. Manifesta espírito crítico.
 
 |