Leitura | Compreender | Comunicar |2.º ciclo | Português | Ensino não presencial | Escrita | Oralidade
Descodificação de emojis e sua transformação em linguagem verbal.
|
|
Objetivos
- Comparar a linguagem visual com a linguagem verbal.
- Refletir sobre as potencialidades de cada uma.
- Descodificar e produzir mensagens com recurso aos dois tipos de linguagem.
|
|
Desenvolvimento Descodificação de emojis e sua transformação em linguagem verbal.
- Conversa com os alunos sobre o significado da palavra emoji (https://dicionario.priberam.org/emoji) e sobre o uso que deles fazem (O que é que os emojis substituem? Porque os usam em vez de palavras?)
- Projeção de algumas sequências de emojis e pedido aos alunos que escrevam uma frase, na 1.ª pessoa, sobre cada uma delas.
- Estas sequências relatam acontecimentos da rotina diária, com um acontecimento final que foge dessa rotina.
Por exemplo: Ontem levantei-me, tomei banho e arranjei o pequeno-almoço. Fui para a escola e tive aulas. Quando chegou a hora de sair, estava a chover e fui a correr para casa. Ao almoço comi sopa, frango e salada e soube-me muito bem. Depois fui estudar, mas comecei a sentir sono. Sentia-me mal, constipado(a) e com febre. A minha mãe levou-me ao médico que me deu uma injeção, receitou uns comprimidos e mandou-me ficar na cama. Hoje já me sinto melhor.
- Pedido aos alunos que enriqueçam o texto obtido na tarefa anterior com pormenores que o tornem mais interessante.
- Leitura em voz alta de alguns dos textos e conversa sobre as potencialidades de cada tipo de linguagem.
(os emojis são muito económicos e expressivos, mas não substituem uma narração verbal)
- Elaboração pelos alunos de pequenas sequências de emojis a serem descodificadas pelos colegas e pelos docentes.
Em alternativa, os alunos poderão selecionar um emoji da categoria smileys e pessoas e escrever um pequeno texto em que descrevam a emoção em causa e imaginem o que a provocou.
- Partilha dos textos, por exemplo num mural digital.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …). 6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos. Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |
|
Articulação curricular possível 2º ciclo Português |
|
Recursos
|