Leitura | Compreender | Comunicar |2.º ciclo | Português | Ensino não presencial | Escrita | Oralidade
Descodificação de emojis e sua transformação em linguagem verbal.
 
 
 
 

Objetivos

  • Comparar a linguagem visual com a linguagem verbal.
  • Refletir sobre as potencialidades de cada uma.
  • Descodificar e produzir mensagens com recurso aos dois tipos de linguagem.

 

Desenvolvimento

Descodificação de emojis e sua transformação em linguagem verbal.

  • Conversa com os alunos sobre o significado da palavra emoji (https://dicionario.priberam.org/emoji) e sobre o uso que deles fazem (O que é que os emojis substituem? Porque os usam em vez de palavras?)

  • Projeção de algumas sequências de emojis e pedido aos alunos que escrevam uma frase, na 1.ª pessoa, sobre cada uma delas.

  • Estas sequências relatam acontecimentos da rotina diária, com um acontecimento final que foge dessa rotina.
 
Por exemplo: Ontem levantei-me, tomei banho e arranjei o pequeno-almoço. Fui para a escola e tive aulas. Quando chegou a hora de sair, estava a chover e fui a correr para casa. Ao almoço comi sopa, frango e salada e soube-me muito bem. Depois fui estudar, mas comecei a sentir sono. Sentia-me mal, constipado(a) e com febre. A minha mãe levou-me ao médico que me deu uma injeção, receitou uns comprimidos e mandou-me ficar na cama. Hoje já me sinto melhor.
 
  • Pedido aos alunos que enriqueçam o texto obtido na tarefa anterior com pormenores que o tornem mais interessante.

  • Leitura em voz alta de alguns dos textos e conversa sobre as potencialidades de cada tipo de linguagem.
 
(os emojis são muito económicos e expressivos, mas não substituem uma narração verbal)
 
  • Elaboração pelos alunos de pequenas sequências de emojis a serem descodificadas pelos colegas e pelos docentes.

Em alternativa, os alunos poderão selecionar um emoji da categoria smileys e pessoas e escrever um pequeno texto em que descrevam a emoção em causa e imaginem o que a provocou.
 
  • Partilha dos textos, por exemplo num mural digital.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …). 
6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos.

Atitudes/ Valores:

3. Participa na troca e debate de ideias.
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

2º ciclo
Português

 

Recursos

 
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard