Leitura | Ler | Compreender | Comunicar | 2.º ciclo | Português | Ensino não presencial | Escolha de leituras |Leitura autónoma | Leitura em voz alta | Partilha de opiniões
Leitura pelos alunos de excertos de obras à sua escolha; treino e avaliação da leitura em voz alta; partilha de opiniões sobre as leituras realizadas.
|
|
Objetivos
- Justificar preferências de leitura.
- Ler em voz alta correta e expressivamente.
|
|
Desenvolvimento Leitura pelos alunos de excertos de obras à sua escolha; treino e avaliação da leitura em voz alta; partilha de opiniões sobre as leituras realizadas.
- Cada aluno escolhe um excerto de um livro de que goste (da sua biblioteca pessoal ou da biblioteca escolar física ou digital). Terá de pensar nas razões que levaram àquela escolha.
- Os docentes disponibilizam aos alunos uma grelha de avaliação da leitura. Partilham com eles o link para um mural digital de acesso restrito à turma (Padlet) dedicado a esta atividade e as instruções necessárias para a utilização da aplicação e para esta tarefa, em concreto.
- Os alunos treinam a leitura do texto e gravam-na. De seguida ouvem a sua leitura, confrontando-a com a grelha de avaliação e voltam a ler as vezes suficientes para melhorar os aspetos que não estejam bem. Quando a leitura os satisfizer, deixam-na gravada no mural.
- Devem também escrever um pequeno texto, apresentando os motivos para escolha do excerto.
- Finalmente, será incluído no mural o link para um formulário em que os alunos avaliarão a leitura dos colegas e os argumentos que apresentaram para a sua preferência de leitura.
- Análise em grande grupo dos resultados da avaliação.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Escolhe livros e leituras, de acordo com os seus gostos, interesses e necessidades. 5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões |
|
Articulação curricular possível 2º ciclo Português |
|
Recursos
|