|
Desenvolvimento Reflexão e discussão sobre bullying a partir de um livro. 1.ª sessão
- Exploração da capa relhas de borboleta (ocultando o título), perguntando, por exemplo:
O que observam? / De que tratará o livro? / Que título dariam a esta história?
- Leitura do livro pelo(a) professor(a) e conversa sobre o mesmo;
- Diálogo com os alunos sobre o bullying, chamando a atenção para alguns aspetos que levam por vezes a discriminação: ter umas orelhas grandes, o cabelo rebelde, nariz arrebitado, ser alto, baixo, gordo…)
O bullying é uma forma de violência (física, verbal, social, ...) exercida repetidamente entre colegas da mesma turma, da mesma escola ou entre pessoas que tenham alguma característica em comum (por exemplo: a mesma idade). Muitas vítimas de bullying têm características físicas que as torna “diferentes” dos outros. Bullying verbal: Chamar nomes/ Gritar / Gozar, fazer comentários negativos ou críticas humilhantes / Ameaçar. Em: https://apavparajovens.pt/pt/go/o-que-e2
- Conversa com os alunos sobre os acontecimentos relatados no livro e sua relação com esta definição de bullying.
- Eventual análise das ilustrações para identificação de alguns aspetos dos meninos agressores que poderiam igualmente ser objeto de troça…
- Constituição de pares para realização da atividade seguinte.
2.ª sessão Realização por cada aluno do retrato físico do colega com quem constituiu par. 3.ª sessão
- Leitura dos retratos físicos elaborados
- Diálogo sobre os textos produzidos pelos alunos, no sentido de identificar, com a ajuda dos colegas, os aspetos a melhorar.
4.ª sessão
- Explicação do conceito de caricatura – demonstração com alguns exemplos de figuras conhecidas
- Realização por cada aluno da sua caricatura, de acordo com o retrato elaborado pelo colega.
5.ª sessão
- A professora mostra as caricaturas, uma de cada vez, para a turma tentar adivinhar de quem se trata. O autor vai dando pistas.
- Exploração das características que foram exageradas em cada caricatura.
- Debate:
Algum aluno não conseguiu encontrar pelo menos uma característica que pudesse ser exagerada através de uma caricatura? Porquê? O que se pode concluir? Na escola/ na turma é possível encontrar esta forma de violência? Porque serão as pessoas agressivas? Como se sentirão as pessoas agredidas? O que fazer se formos agredidos? |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia) 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões. 6. Cria textos originais em formatos variados. Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |