Leitura | Ler | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo | Artes Visuais | Cidadania e desenvolvimento | Português | Ensino não presencial | Escrita | Expressão plástica | Partilha de opiniões
Reflexão e discussão sobre bullying a partir de um livro.
 
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver a oralidade e a expressão verbal e plástica. 
  • Aperfeiçoar a leitura em voz alta em Português.
  • Desenvolver o gosto pela partilha de experiências de leitura. 
  • Expressar ideias e sentimentos provocados pela leitura do texto. 
  • Desenvolver o sentido crítico e estético.

 

Desenvolvimento

Reflexão e discussão sobre bullying a partir de um livro.

1.ª sessão

  • Exploração da capa relhas de borboleta (ocultando o título), perguntando, por exemplo:
O que observam? / De que tratará o livro? / Que título dariam a esta história?

  • Leitura do livro pelo(a) professor(a) e conversa sobre o mesmo;

  • Diálogo com os alunos sobre o bullying, chamando a atenção para alguns aspetos que levam por vezes a discriminação: ter umas orelhas grandes, o cabelo rebelde, nariz arrebitado, ser alto, baixo, gordo…)

O bullying é uma forma de violência (física, verbal, social, ...) exercida repetidamente entre colegas da mesma turma, da mesma escola ou entre pessoas que tenham alguma característica em comum (por exemplo: a mesma idade).
Muitas vítimas de bullying têm características físicas que as torna “diferentes” dos outros.
Bullying verbal: Chamar nomes/ Gritar / Gozar, fazer comentários negativos ou críticas humilhantes / Ameaçar.
Em: https://apavparajovens.pt/pt/go/o-que-e2 
 
  • Conversa com os alunos sobre os acontecimentos relatados no livro e sua relação com esta definição de bullying.

  • Eventual análise das ilustrações para identificação de alguns aspetos dos meninos agressores que poderiam igualmente ser objeto de troça…

  • Constituição de pares para realização da atividade seguinte.


2.ª sessão

Realização por cada aluno do retrato físico do colega com quem constituiu par.

3.ª sessão

  • Leitura dos retratos físicos elaborados
  • Diálogo sobre os textos produzidos pelos alunos, no sentido de identificar, com a ajuda dos colegas, os aspetos a melhorar.

4.ª sessão

  • Explicação do conceito de caricatura – demonstração com alguns exemplos de figuras conhecidas 
  • Realização por cada aluno da sua caricatura, de acordo com o retrato elaborado pelo colega.

5.ª sessão

  • A professora mostra as caricaturas, uma de cada vez, para a turma tentar adivinhar de quem se trata. O autor vai dando pistas.
  • Exploração das características que foram exageradas em cada caricatura.
  • Debate:

Algum aluno não conseguiu encontrar pelo menos uma característica que pudesse ser exagerada através de uma caricatura? Porquê? O que se pode concluir?
Na escola/ na turma é possível encontrar esta forma de violência?
Porque serão as pessoas agressivas?
Como se sentirão as pessoas agredidas?
O que fazer se formos agredidos?

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia)
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 
5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.
6. Cria textos originais em formatos variados.

Atitudes/ Valores:

3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Educação Artística - Artes Visuais
Português
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

  • Livro: Orelhas de borboleta de Luisa Aguilar; Ilustração: André Neves, Kalandraka
  • Vídeo: RTP Ensina. Orelhas de borboleta 
  • Informações sobre bullying APAV

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard