Ler | Compreender | Comunicar | 1.º ciclo | Artes Visuais | Português | Compreensão escrita | Escrita| Oralidade
Leitura sobre pintores famosos e apreciação das suas obras, conduzindo à escrita de pequenos textos.
|
|
Objetivos
- Manifestar preferências com base em leituras.
- Apreciar a arte.
- Conhecer obras de pintores famosos.
- Observar pinturas em detalhe.
- Exprimir ideias oralmente.
- Escrever histórias com base em pinturas.
 |
|
Desenvolvimento Leitura sobre pintores famosos e apreciação das suas obras, conduzindo à escrita de pequenos textos.
- Conversa com os alunos sobre pintores e pinturas que conhecem.
- Apresentação dos livros sobre esta temática existentes na biblioteca.
- Escolha pelos alunos do livro que vão requisitar, ou pelo professor titular do título que vai abordar na aula.
- Finda a leitura do(s) livro(s), e depois de um diálogo sobre o(s) mesmo(s), exploração em Google Arts and Culture ou em MoMA Kids de obras do(s) pintor(es), exercitando a capacidade de observação e interpretação dos alunos e chamando a sua atenção para todos os pormenores relevantes.
- Sabendo antecipadamente que terão de escrever uma pequena história a partir de uma pintura, seleção por cada par de alunos de uma pintura de que ambos gostem e apresentação oral das razões da sua preferência.
- Escrita das narrativas, ao lado das respetivas imagens, num mural digital preparado pelos docentes.
- Melhoria dos textos produzidos.
- Partilha das histórias com os colegas. Troca de opiniões.
- Reflexão sobre a atividade.
 |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões. 6. Cria textos originais em formatos variados. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.  |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo Educação Artística - Artes Visuais Português  |
|
Recursos
- Livros sobre pintura e pintores.
Sugestão: Coleção Grandes Pintores, de Isabel Zambujal
 |
 |
Observações
- Para além da escrita das narrativas, poderá pedir-se aos alunos que pintem a sua versão do quadro que escolheram.
- Na sequência desta atividade, poderá prever-se uma sessão em que os alunos apresentem aos pais o que aprenderam sobre os pintores e as pinturas que selecionaram e também as histórias que escreveram.
|