Leitura | Ler | 1.º Ciclo | Português | Dia Mundial da Língua Portuguesa | Leitura em voz alta
Registo num mapa da origem de autores lusófonos; seleção e gravação de excertos de obras destes autores.
 
 
 
 

Objetivos

  • Localizar no mapa do mundo.
  • Selecionar textos.
  • Treinar a leitura em voz alta.

 

Desenvolvimento

Registo num mapa da origem de autores lusófonos; seleção e gravação de excertos de obras destes autores.

  • O professor bibliotecário prepara antecipadamente um mural digital, na ferramenta Padlet, com o modelo mapa e seleciona na coleção da biblioteca um conjunto de obras literárias de autores da lusofonia.

  • Breve apresentação sobre a presença da língua portuguesa no mundo e o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio).

  • Formação de pares ou grupos de três alunos e entrega de uma ou duas obras a cada grupo.

  • Em pequeno grupo, os alunos:
    • Exploram o(s) livro(s), procurando passagens interessantes e selecionando um excerto;
    • Treinam a leitura em voz alta do excerto selecionado, podendo fazer essa leitura em alternância, em coro ou de acordo com o que que considerarem mais sugestivo;
    • Pesquisam a nacionalidade do autor da obra e criam no mural digital Padlet um localizador;
    • Encontram na internet uma reprodução da capa do livro e incluem-na no localizador criado;
    • No localizador criado, procedem também à gravação do excerto cuja leitura prepararam, podendo realizar várias tentativas até considerarem que a gravação os satisfaz. Guardam a gravação final.

  • Os mapas da atividade são partilhados nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Conta, reconta e partilha histórias e leituras.
8. Procura informação para responder a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse.
9. Utiliza as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever e comunicar, atendendo aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares, sob orientação de um adulto.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade.
2. Mostra interesse e gosto pela leitura.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Português

 

Recursos

Observações

  • Pode ser preparado um mapa global para realização da atividade ou um mapa para cada turma participante.
  • De acordo com a dimensão das obras selecionadas e com o tempo disponível para a realização da atividade, poderá ser solicitada aos alunos a sua leitura integral ou parcial.
  • Tendo em conta a necessidade de proteção de dados e a partilha pública dos mapas, os alunos não devem identificar-se nos localizadores criados.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard