Leitura | Ler | 1.º Ciclo | Português | Dia Mundial da Língua Portuguesa | Leitura em voz alta
Registo num mapa da origem de autores lusófonos; seleção e gravação de excertos de obras destes autores.
|
|
Objetivos
- Localizar no mapa do mundo.
- Selecionar textos.
- Treinar a leitura em voz alta.
|
|
Desenvolvimento Registo num mapa da origem de autores lusófonos; seleção e gravação de excertos de obras destes autores.
- O professor bibliotecário prepara antecipadamente um mural digital, na ferramenta Padlet, com o modelo mapa e seleciona na coleção da biblioteca um conjunto de obras literárias de autores da lusofonia.
- Breve apresentação sobre a presença da língua portuguesa no mundo e o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio).
- Formação de pares ou grupos de três alunos e entrega de uma ou duas obras a cada grupo.
- Em pequeno grupo, os alunos:
- Exploram o(s) livro(s), procurando passagens interessantes e selecionando um excerto;
- Treinam a leitura em voz alta do excerto selecionado, podendo fazer essa leitura em alternância, em coro ou de acordo com o que que considerarem mais sugestivo;
- Pesquisam a nacionalidade do autor da obra e criam no mural digital Padlet um localizador;
- Encontram na internet uma reprodução da capa do livro e incluem-na no localizador criado;
- No localizador criado, procedem também à gravação do excerto cuja leitura prepararam, podendo realizar várias tentativas até considerarem que a gravação os satisfaz. Guardam a gravação final.
- Os mapas da atividade são partilhados nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 5. Conta, reconta e partilha histórias e leituras. 8. Procura informação para responder a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse. 9. Utiliza as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever e comunicar, atendendo aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares, sob orientação de um adulto. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo Português |
|
Recursos
|
|
Observações
- Pode ser preparado um mapa global para realização da atividade ou um mapa para cada turma participante.
- De acordo com a dimensão das obras selecionadas e com o tempo disponível para a realização da atividade, poderá ser solicitada aos alunos a sua leitura integral ou parcial.
- Tendo em conta a necessidade de proteção de dados e a partilha pública dos mapas, os alunos não devem identificar-se nos localizadores criados.
|