Leitura | Ler | Comunicar | 1.º ciclo | Português | Escrita | Leitura em voz alta | Partilha de opiniões
Criação de narrativas com base em excertos de obras, partilha através da leitura em voz alta e comparação dos textos produzidos com a narrativa original.
 
 
 
 

Objetivos

  • Estimular a imaginação.
  • Desenvolver a compreensão leitora.
  • Fortalecer o pensamento crítico.

 

Desenvolvimento

Criação de narrativas com base em excertos de obras, partilha através da leitura em voz alta e comparação dos textos produzidos com a narrativa original.

  • Os docentes selecionam um texto a explorar. Transcrevem algumas passagens e disponibilizam-nas alunos. Estas passagens podem não corresponder necessariamente aos diferentes parágrafos.

  • Cada aluno elabora uma sequência da narrativa, em função da natureza e do conteúdo do excerto que recebeu e combina com o professor uma estratégia de leitura em voz alta.

  • Cada um lê o seu texto para a turma.

  • A turma avalia o resultado do texto produzido e da sua leitura.

  • No final, os professores leem texto original, mostrando o livro aos alunos.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
6. Cria textos originais em formatos variados.

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Português

 

Recursos

Observações

  • Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a distância, usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra
  • Atividade adaptada a partir de: Roteiro para o uso da biblioteca escolar.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard