Leitura | Ler | Comunicar | 1.º ciclo | Português | Escrita | Leitura em voz alta | Partilha de opiniões
Criação de narrativas com base em excertos de obras, partilha através da leitura em voz alta e comparação dos textos produzidos com a narrativa original.
|
|
Objetivos
- Estimular a imaginação.
- Desenvolver a compreensão leitora.
- Fortalecer o pensamento crítico.
|
|
Desenvolvimento Criação de narrativas com base em excertos de obras, partilha através da leitura em voz alta e comparação dos textos produzidos com a narrativa original.
- Os docentes selecionam um texto a explorar. Transcrevem algumas passagens e disponibilizam-nas alunos. Estas passagens podem não corresponder necessariamente aos diferentes parágrafos.
- Cada aluno elabora uma sequência da narrativa, em função da natureza e do conteúdo do excerto que recebeu e combina com o professor uma estratégia de leitura em voz alta.
- Cada um lê o seu texto para a turma.
- A turma avalia o resultado do texto produzido e da sua leitura.
- No final, os professores leem texto original, mostrando o livro aos alunos.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 6. Cria textos originais em formatos variados. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo Português |
|
Recursos
|
|
Observações
- Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a distância, usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra
- Atividade adaptada a partir de: Roteiro para o uso da biblioteca escolar.
|