Ler | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Compreensão escrita | Partilha de opiniões
Leituras e reflexões relativas a estereótipos de género.
 
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender estereótipos de género.
  • Desenvolver a capacidade de questionar.

 

Desenvolvimento

Leituras e reflexões relativas a estereótipos de género.

Sessão 1

  • Em grande grupo, os alunos:
    • Refletem sobre um conjunto de palavras e associam-nas ao que é próprio de um príncipe e ao que é próprio de uma princesa; (as palavras
    • poderão ser projetadas, de acordo com o exemplo);
    • Veem o filme e discutem-no.

  • Em pequeno grupo os alunos:
    • Leem a obra A princesa espertalhona;
    • Respondem a um questionário cujas questões provocam a discussão entre os alunos do grupo de modo a assegurar a compreensão e a reflexão sobre algumas questões de género. (Ver recursos)

  • Em grande grupo, conversa sobre preconceitos e estereótipos de género que os recursos trabalhados permitem desconstruir.

Sessão 2

  • Em grande grupo, os alunos:
    • Visionam o filme O sonho impossível?
    • Discutem o que acontece no filme. (ver exemplo de linhas de discussão nos recursos)

Sessão 3

  • Em grande grupo:
    • O professor orienta a leitura do livro Livro dos Porquinhos fazendo questões de antecipação antes de permitir a passagem ao momento seguinte (em alternativa pode passar-se um questionário a ser preenchido pelos alunos ao longo da leitura – ver exemplo nos recursos);
    • Discutem-se as situações retratadas no livro e as posições dos alunos relativamente à justiça/ injustiça das situações retratadas.

  • Em pequeno grupo, num mural digital coletivo, os alunos escrevem textos de opinião sobre as situações retratadas ao longo das três aulas.
 
A estrutura da produção textual poderá ser orientada:
No parágrafo inicial, identifica a opinião que pretendes defender.
No segundo parágrafo apresenta a razão mais forte para defenderes essa opinião.
No terceiro parágrafo e seguintes, explicita outras razões.
No quarto parágrafo, podes dar exemplos que ajudem a clarificar as tuas ideias.
No parágrafo final, sugere uma forma de atuação que concorde com a tua opinião.
O mural digital pode ser partilhado nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
6. Cria textos originais em formatos variados.
9. Utiliza as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever e comunicar, atendendo aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares, sob orientação de um adulto.

Atitudes/ Valores:

3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.

 

Articulação curricular possível

Português- 4.º ano
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

  • Embora esta atividade esteja desenhada para ensino presencial, ela pode ser realizada totalmente em modalidade não presencial.
  • Esta atividade já foi desenvolvida com bons resultados no 2.º ciclo.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard