Ler | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Compreensão escrita | Partilha de opiniões
Leituras e reflexões relativas a estereótipos de género.
|
|
Objetivos
- Compreender estereótipos de género.
- Desenvolver a capacidade de questionar.
|
|
Desenvolvimento Leituras e reflexões relativas a estereótipos de género. Sessão 1
- Em grande grupo, os alunos:
- Refletem sobre um conjunto de palavras e associam-nas ao que é próprio de um príncipe e ao que é próprio de uma princesa; (as palavras
- poderão ser projetadas, de acordo com o exemplo);
- Veem o filme e discutem-no.
- Em pequeno grupo os alunos:
- Leem a obra A princesa espertalhona;
- Respondem a um questionário cujas questões provocam a discussão entre os alunos do grupo de modo a assegurar a compreensão e a reflexão sobre algumas questões de género. (Ver recursos)
- Em grande grupo, conversa sobre preconceitos e estereótipos de género que os recursos trabalhados permitem desconstruir.
Sessão 2
- Em grande grupo, os alunos:
- Visionam o filme O sonho impossível?
- Discutem o que acontece no filme. (ver exemplo de linhas de discussão nos recursos)
Sessão 3
- Em grande grupo:
- O professor orienta a leitura do livro Livro dos Porquinhos fazendo questões de antecipação antes de permitir a passagem ao momento seguinte (em alternativa pode passar-se um questionário a ser preenchido pelos alunos ao longo da leitura – ver exemplo nos recursos);
- Discutem-se as situações retratadas no livro e as posições dos alunos relativamente à justiça/ injustiça das situações retratadas.
- Em pequeno grupo, num mural digital coletivo, os alunos escrevem textos de opinião sobre as situações retratadas ao longo das três aulas.
A estrutura da produção textual poderá ser orientada:No parágrafo inicial, identifica a opinião que pretendes defender. No segundo parágrafo apresenta a razão mais forte para defenderes essa opinião. No terceiro parágrafo e seguintes, explicita outras razões. No quarto parágrafo, podes dar exemplos que ajudem a clarificar as tuas ideias. No parágrafo final, sugere uma forma de atuação que concorde com a tua opinião. O mural digital pode ser partilhado nos canais de comunicação da biblioteca. |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 6. Cria textos originais em formatos variados. 9. Utiliza as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever e comunicar, atendendo aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares, sob orientação de um adulto. Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões. 8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita. |
|
Articulação curricular possível Português- 4.º ano Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
|
|
Observações
- Embora esta atividade esteja desenhada para ensino presencial, ela pode ser realizada totalmente em modalidade não presencial.
- Esta atividade já foi desenvolvida com bons resultados no 2.º ciclo.
|