Leitura | Ler | Comunicar | 1.º Ciclo | Português | Leitura autónoma | Ensino não presencial
Jogo com títulos de livros para fomentar a leitura autónoma.
|
|
Objetivos
- Motivar para a leitura autónoma ou em família;
- Reconhecer toda uma diversidade de títulos para leitura;
- Estimular a curiosidade.
|
|
Desenvolvimento Jogo com títulos de livros para fomentar a leitura autónoma.
- O professor bibliotecário fornece ao professor titular de turma uma listagem dos títulos já requisitados, na biblioteca escolar, pelos alunos;
- A partir dessa mesma lista o professor bibliotecário constrói um jogo (utilizando a ferramenta Wordwall ou Educaplay);
- Aproveitando uma sessão síncrona da turma com o professor titular, o professor bibliotecário faz a apresentação do jogo aos alunos enunciando as regras: cada título aparece com as letras desorganizadas sendo necessário arrastar (ou pedir para arrastar) cada letra para a posição correta para assim se obter o título certo (o jogo acumula pontos consoante o tempo gasto na descoberta dos títulos);
- O professor titular de turma disponibiliza a ligação para o jogo para que o mesmo seja realizado num determinado período;
- Depois de jogarem, poderá gerar-se um diálogo no sentido de se verificar quem já leu determinado(s) título(s), fazendo-se breves sinopses com o intuito de despertar o interesse de quem ainda não o(s) conhece;
- No final da sessão o professor bibliotecário poderá sugerir alguns títulos para leitura individual e disponibilizar ligações para livros digitais adequados à idade e que poderão originar sessões idênticas.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Escolhe livros e leituras, de acordo com os seus gostos, interesses e necessidades; 5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade; 2. Mostra interesse e gosto pela leitura; 3. Participa na troca e debate de ideias. |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo Português |
|
Recursos
|
|
Observações
- Atividade elaborada a partir da ideia “Inventa um título”: Roteiro para o uso da biblioteca escolar
- Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o professor bibliotecário, com a regularidade que se achar pertinente, e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a distância.
|