Leitura | Compreender | 1.º ciclo | Português | Compreensão escrita | Compreensão oral | Ensino não presencial | Gamificação | Leitura em voz alta | Leitura integral
Recurso periódico ao jogo para estímulo da compreensão leitora.
|
|
Objetivos
- Desenvolver a compreensão leitora.
|
|
Desenvolvimento Recurso periódico ao jogo para estímulo da compreensão leitora.
- Seleção de um livro para leitura pelos alunos;
- Elaboração de um questionário interativo (jogo) de escolha múltipla cujas respostas alternativas sejam sempre Sim e Não.
- Leitura partilhada em voz alta do livro (físico/ digital / audiolivro…)
- Realização do jogo com o questionário interativo preparado. (Pode fazer-se por equipas, atribuindo pontos…).
- O maior ou menor acerto permite conhecer o grau de compreensão do texto.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 7. Adquire progressivamente hábitos de leitura. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo Português |
|
Recursos
|
|
Observações
- Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a distância (usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra)
- Numa fase mais avançada, depois de esta atividade se tornar recorrente, pode propor às crianças/ alunos serem eles próprios a elaborar as questões que apresentam aos colegas.
- Atividade adaptada a partir de: Roteiro para o uso da biblioteca escolar
|