Leitura | Comunicar | 1.º ciclo | Português | Ensino não presencial | Escolha de leituras|Leitura em voz alta | Oralidade | Partilha de leituras
Partilha periódica entre os alunos de livros de que gostam, apresentando-os, falando de personagens, lendo excertos em voz alta, …
|
|
Objetivos
- Conhecer a diversidade de géneros que uma biblioteca pode ter.
- Motivar para a leitura autónoma ou em família.
|
|
Desenvolvimento Partilha periódica entre os alunos de livros de que gostam, apresentando-os, falando de personagens, lendo excertos em voz alta, …
- Os docentes pedem aos alunos que selecionem um livro da sua coleção ou da biblioteca física/ digital que queiram partilhar com os colegas.
- Cada aluno é convidado a apresentar o livro que escolheu ao resto do grupo, de forma breve e dinâmica: pode contar um pouco da história, ler a contracapa, comentar uma personagem, … e ler um excerto em voz alta para o grupo ouvir.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas. 2. Escolhe livros e leituras, de acordo com os seus gostos, interesses e necessidades. 5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo Português |
|
Recursos
|
|
Observações
- Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a distância (usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra)
- A roda de livros deve ser periódica e regular, de forma a promover o encontro dos alunos entre si e com o professor bibliotecário/ professor titular, fora do ambiente estritamente curricular, dando-lhe oportunidade a falar de livros e de temas de que gostam.
- À medida que se for repetindo esta atividade, podem se introduzir progressivamente algumas variações, designadamente atividades de antecipação da leitura, como deduzir o conteúdo a partir do título ou imaginar o tema a partir da capa, ou de aprofundamento, por exemplo, que façam uma pesquisa prévia sobre o autor e o apresentem também.
- Pode pedir-se a colaboração da família, na preparação da leitura, que pode ser em conjunto com um adulto.
- Atividade adaptada a partir de: Roteiro para o uso da biblioteca escolar
|