Leitura | Comunicar | 1.º ciclo | Português | Ensino não presencial | Oralidade |Partilha de opiniões
Conversa com os alunos sobre os livros que conhecem, estimulando-os a compará-los com objetos, animais, emoções…
|
|
Objetivos
- Estimular a imaginação e a construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade metafórica e de análise.
- Fortalecer o pensamento crítico.
|
|
Desenvolvimento Conversa com os alunos sobre os livros que conhecem, estimulando-os a compará-los com objetos, animais, emoções…
- Pedir aos alunos que respondam à pergunta:
Em que é que um livro se parece com… um telemóvel? | uma rã? | uma janela? | um sapato? | um avião? | uma alegria?
- Os alunos podem criar as suas próprias perguntas.
- Os alunos são convidados a darem exemplos de livros que se parecem “com…” a partir dos livros que conhecem.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo Português |
|
Recursos
|
|
Observações
- Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a-distância (usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra).
- A discussão suscitada a propósito deste jogo é um excelente exercício para pensar “fora da caixa” e para compreender como a literatura nos confronta permanentemente com metáforas.
- Atividade adaptada a partir de: Roteiro para o uso da biblioteca escolar.
|