Leitura | Comunicar | 1.º ciclo | Português | Ensino não presencial | Oralidade |Partilha de opiniões
Conversa com os alunos sobre os livros que conhecem, estimulando-os a compará-los com objetos, animais, emoções…
 
 
 
 

Objetivos

  • Estimular a imaginação e a construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade metafórica e de análise.
  • Fortalecer o pensamento crítico.

 

Desenvolvimento

Conversa com os alunos sobre os livros que conhecem, estimulando-os a compará-los com objetos, animais, emoções…

  • Pedir aos alunos que respondam à pergunta:

    Em que é que um livro se parece com…
    um telemóvel? | uma rã? | uma janela? | um sapato? | um avião? | uma alegria?

  • Os alunos podem criar as suas próprias perguntas.

  • Os alunos são convidados a darem exemplos de livros que se parecem “com…” a partir dos livros que conhecem.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Português

 

Recursos

Observações

  • Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a-distância (usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra).
  • A discussão suscitada a propósito deste jogo é um excelente exercício para pensar “fora da caixa” e para compreender como a literatura nos confronta permanentemente com metáforas.
  • Atividade adaptada a partir de: Roteiro para o uso da biblioteca escolar.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard