Leitura | Ler| Comunicar | 1.º ciclo | Artes visuais | Português |Ensino não presencial | Ilustração |Oralidade | Partilha de opiniões
Reconhecimento de semelhanças e diferenças na linguagem visual de diferentes ilustradores, através da observação/ leitura de diversas ilustrações.
|
|
Objetivos
- Estimular a imaginação e construção do conhecimento.
- (Re)conhecer traços gráficos característicos de um ilustrador.
- Sensibilizar para diferentes tipos de ilustração.
|
|
Desenvolvimento Reconhecimento de semelhanças e diferenças na linguagem visual de diferentes ilustradores, através da observação/ leitura de diversas ilustrações.
- Seleção de diferentes ilustrações (de vários livros de um mesmo ilustrador e de outros não relacionados).
- Disposição das várias ilustrações num mural físico ou digital.
- Leitura (texto e imagem) de um dos livros do ilustrador selecionado.
- Em grande grupo, os alunos:
- Selecionam, de entre o conjunto de ilustrações disponibilizadas, as que foram realizadas pelo ilustrador escolhido
- Debatem sobre as razões das escolhas.
- Os professores identificam as respostas corretas e apresentam os títulos das obras a que pertencem.
Trabalho posterior:
- Os alunos replicam algumas das ilustrações da forma mais fiel possível, usando ferramentas digitais ou analógicas.
- A partir dos títulos das obras, os alunos escrevem um texto e ilustram-no, de acordo com as características identificadas.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. Atitudes/ Valores: 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões. |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo Educação Artística - Artes Visuais Português http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico |
|
Recursos
- Emojis para impressão.• Imagens de diferentes ilustradores.
• Ferramenta digital para criação de um mural: https://www.rbe.mec.pt/np4/bed-instrumentos/?text=murais
|
|
Observações Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a-distância (usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra) Atividade adaptada a partir de: Roteiro para o uso da biblioteca escolar. |