Leitura | Ler | Comunicar | 1.º ciclo | Português | Ensino não presencial | Leitura em voz alta | Oralidade | Partilha de opiniões
Expressão de opiniões sobre livros, com estímulo da criatividade e imaginação, em encontros periódicos.
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver a autoestima.
  • Desenvolver a expressão oral, capacidade de síntese e de argumentação.
  • Potenciar o sentido de responsabilidade e de participação.
  • Desenvolver a capacidade de escuta ativa, de partilhar ideias e opiniões.
  • Promover a leitura.

 

Desenvolvimento

Expressão de opiniões sobre livros, com estímulo da criatividade e imaginação, em encontros periódicos.

  • Propor aos alunos que preparem um momento de leitura partilhada com a família.
  • Reunidas as condições, agendar uma sessão de partilha em que os proponentes:
    • fazem uma leitura encenada do livro escolhido, com os elementos que entenderem da sua família;
    • comentam o livro escolhido;
    • partilham a sua experiência leitora em família: o que mais gostaram, como prepararam a apresentação, se se divertiram, …

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas.
3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.

Atitudes/ Valores:

2.Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.
7. Revela imaginação na compreensão (…) textual.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Português

 

Recursos

Observações

1.    Não é conveniente fazer esta atividade mais do que uma vez por mês para não a banalizar.
2.    Convém limitar o tempo de apresentação de cada livro para poder fazer esta sessão com 3/ 4 propostas por sessão.
3.    Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a distância (usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra).
4.    Atividade adaptada a partir de: Roteiro para o uso da biblioteca escolar.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard