Leitura | Ler | Comunicar | 1.º ciclo | Português | Ensino não presencial | Leitura em voz alta | Oralidade | Partilha de opiniões
Expressão de opiniões sobre livros, com estímulo da criatividade e imaginação, em encontros periódicos.
|
|
Objetivos
- Desenvolver a autoestima.
- Desenvolver a expressão oral, capacidade de síntese e de argumentação.
- Potenciar o sentido de responsabilidade e de participação.
- Desenvolver a capacidade de escuta ativa, de partilhar ideias e opiniões.
- Promover a leitura.
|
|
Desenvolvimento Expressão de opiniões sobre livros, com estímulo da criatividade e imaginação, em encontros periódicos.
- Propor aos alunos que preparem um momento de leitura partilhada com a família.
- Reunidas as condições, agendar uma sessão de partilha em que os proponentes:
- fazem uma leitura encenada do livro escolhido, com os elementos que entenderem da sua família;
- comentam o livro escolhido;
- partilham a sua experiência leitora em família: o que mais gostaram, como prepararam a apresentação, se se divertiram, …
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas. 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. Atitudes/ Valores: 2.Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 7. Revela imaginação na compreensão (…) textual. |
|
Articulação curricular possível 1.º Ciclo Português |
|
Recursos
|
|
Observações 1. Não é conveniente fazer esta atividade mais do que uma vez por mês para não a banalizar. 2. Convém limitar o tempo de apresentação de cada livro para poder fazer esta sessão com 3/ 4 propostas por sessão. 3. Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a distância (usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra). 4. Atividade adaptada a partir de: Roteiro para o uso da biblioteca escolar. |