Leitura | Ler| Comunicar | 1.º ciclo | Português | Ensino não presencial | Leitura em voz alta | Leitura integral |Oralidade |Partilha de opiniões
Antecipação do conteúdo de histórias a partir do título e comparação com as originais.
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver competências de predição e antecipação.
  • Desenvolver a compreensão leitora.
  • Estimular a imaginação.

 

Desenvolvimento

Antecipação do conteúdo de histórias a partir do título e comparação com as originais.

  • Seleção de livros a explorar e disponibilização dos respetivos títulos e nomes dos autores num mural físico ou digital.

1. ª sessão

  • Individualmente ou em grupo, os alunos:
    • escolhem um dos títulos propostos;
    • imaginam qual poderá ser a história de um livro com esse título.
(esta fase pode ser feita oralmente ou ser objeto de registo, com ou sem a colaboração da família/ professor.)
    • partilham as hipóteses com o grande grupo, procedendo-se ao respetivo registo no mural.
  • Partilhadas todas hipóteses, os docentes apresentam os livros aos alunos.
  • Cada aluno/ grupo prepara a leitura em voz alta do livro que escolheu.


2. ª sessão 

  • Leitura em voz alta de cada livro ou audição/ visionamento coletivo de correspondentes versões áudio/ vídeo.
  • Comparação dos registos feitos na sessão anterior com o original.
  •  Identificação de semelhanças e diferenças.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas.
3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Português

 

Recursos

Observações

Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a distância (usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra).  
Atividade adaptada a partir de: Roteiro para o uso da biblioteca escolar.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard