Leitura | Compreender | Comunicar |Educação Pré-Escolar | Oralidade 
Histórias contadas a pedido das crianças por contadores/ leitores voluntários.
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver o gosto por histórias. 
  • Desenvolver competências analíticas e de compreensão.
  • Interagir com colegas mais velhos e adultos.

 

Desenvolvimento

Histórias contadas a pedido das crianças por contadores/ leitores voluntários.

  • Lançamento pela biblioteca de um desafio aos pais e aos alunos a partir do 2.º ciclo: Quer/ Queres contar histórias aos mais pequenos na(s) nossa(s) biblioteca(s)?
Este desafio é feito com recurso aos vários canais em linha da biblioteca e os interessados podem inscrever-se preenchendo um formulário aí disponibilizado.

  • Depois de recolhidas as inscrições, elaboração de um calendário da formação a realizar, em conjunto ou separadamente, com os dois tipos de interessados: alunos e pais. Divulgação desse calendário.

  • Realização das sessões de formação que forem necessárias para os contadores se sentirem habilitados. Pode recorrer-se a vídeos e podcasts de contadores de histórias.

  • Estabelecimento do(s) horário(s) em que os voluntários estarão na biblioteca e dos acessórios que usarão para serem facilmente identificados pelas crianças (crachá/ avental/T-shirt e um livro na mão…)

  • Preparação das crianças do pré-escolar para a atividade, levando-as a memorizar a frase mágica para ouvirem uma história: “Conta-me uma história, que eu gosto de ouvir!”

  • Ida das crianças à biblioteca no dia e hora dedicada a atividade. Individualmente ou em pares ou grupos de três, consoante o número de voluntários presentes, dirigem-se a um deles, dizendo a frase-chave.

  • Leitura das histórias pelos contadores intercalada com perguntas e intervenções das crianças.

  • Conversa sobre a atividade com todo o grupo.

  • Balanço com os voluntários.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

4. Expressa ideias dominando os códigos básicos da comunicação oral.
7. Estabelece relações de familiaridade com o livro e a leitura. 

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade.
2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
3. Participa na troca e debate de ideias.

 

Articulação curricular possível

Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar

 

 

Recursos

  • Livros.
  • Recursos de apoio à leitura de histórias para crianças. Exemplos de contadores de histórias:

Observações

Se se pretender transformar esta atividade num projeto de maior duração, deve prever-se uma fase mais formal para formação dos leitores voluntários, por exemplo, com recurso a um contador de histórias.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard