Leitura | Compreender | Comunicar |Educação Pré-Escolar | Oralidade
Histórias contadas a pedido das crianças por contadores/ leitores voluntários.
|
|
Objetivos
- Desenvolver o gosto por histórias.
- Desenvolver competências analíticas e de compreensão.
- Interagir com colegas mais velhos e adultos.
|
|
Desenvolvimento Histórias contadas a pedido das crianças por contadores/ leitores voluntários.
- Lançamento pela biblioteca de um desafio aos pais e aos alunos a partir do 2.º ciclo: Quer/ Queres contar histórias aos mais pequenos na(s) nossa(s) biblioteca(s)?
Este desafio é feito com recurso aos vários canais em linha da biblioteca e os interessados podem inscrever-se preenchendo um formulário aí disponibilizado.
- Depois de recolhidas as inscrições, elaboração de um calendário da formação a realizar, em conjunto ou separadamente, com os dois tipos de interessados: alunos e pais. Divulgação desse calendário.
- Realização das sessões de formação que forem necessárias para os contadores se sentirem habilitados. Pode recorrer-se a vídeos e podcasts de contadores de histórias.
- Estabelecimento do(s) horário(s) em que os voluntários estarão na biblioteca e dos acessórios que usarão para serem facilmente identificados pelas crianças (crachá/ avental/T-shirt e um livro na mão…)
- Preparação das crianças do pré-escolar para a atividade, levando-as a memorizar a frase mágica para ouvirem uma história: “Conta-me uma história, que eu gosto de ouvir!”
- Ida das crianças à biblioteca no dia e hora dedicada a atividade. Individualmente ou em pares ou grupos de três, consoante o número de voluntários presentes, dirigem-se a um deles, dizendo a frase-chave.
- Leitura das histórias pelos contadores intercalada com perguntas e intervenções das crianças.
- Conversa sobre a atividade com todo o grupo.
- Balanço com os voluntários.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 4. Expressa ideias dominando os códigos básicos da comunicação oral. 7. Estabelece relações de familiaridade com o livro e a leitura. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. |
|
Articulação curricular possível Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar |
|
Recursos
- Livros.
- Recursos de apoio à leitura de histórias para crianças. Exemplos de contadores de histórias:
|
|
Observações Se se pretender transformar esta atividade num projeto de maior duração, deve prever-se uma fase mais formal para formação dos leitores voluntários, por exemplo, com recurso a um contador de histórias. |