|
Desenvolvimento Exploração da leitura digital (articulação texto e imagem) através do jogo e da construção de um livro pop-up.
- Em grande grupo as crianças:
- Exploram álbuns com diferentes características.
[Livros com desafios (visuais e outros); propostas narrativas obtidas com o recurso a diferentes técnicas de ilustração com uma maior presença da fotografia; livros com vários tipos de papel (acetatos, seda, cartão, tecido…); livros com diferentes formatos (acordeão, escada, pequenos, compridos, largos, ...); livros com diferente orientação da página (vertical, horizontal…) mudando a orientação da leitura; pop-up].
-
- Realizam desafios a partir dos livros-álbum propostos, que permitam:
- Identificar uma ilustração e relacioná-la com o livro;
- Reconhecer, a partir de um pormenor, a ilustração no seu todo;
- Relacionar a ilustração da capa com a imagem do livro;
- Identificar o mesmo ilustrador em várias obras;
- Relacionar estilos de ilustração, técnicas, materiais utilizados;
- Criar o texto para uma ilustração;
- Descobrir a ilustração correta (a partir da audição do início, por exemplo).
- Com o apoio dos professores, as crianças exploram sítios Web:
- visionam livros digitais,
- realizam jogos,
- criam ilustrações,
- tomam contacto com autores/ ilustradores…
- Em grande grupo as crianças criam um Pop-up gigante:
- Debate sobre: Que história escolher? Inventamos uma? Fazemos uma história circular com os pais?
- Registo por escrito da história pelos docentes;
- Elaboração do livro em grandes dimensões: construir as páginas do livro; criar as ilustrações da história; criar as personagens e cenários, em três dimensões. (É possível utilizar várias técnicas (plasticina, papier-maché, pasta de papel, caixas de cartão, …);
- Montagem do livro em 3D (Pop-up gigante) num espaço central da escola.
- Reprodução do livro em formato digital, com a participação das crianças nas várias fases do processo, decidindo modos de:
- Preservar o livro para o futuro;
- Escrever o texto da história (reconto ou original) num processador de texto;
- Fazer o registo fotográfico do livro gigante;
- Seriar as fotografias de melhor qualidade e as mais importantes para a compreensão da sequência da narrativa;
- Organizar a história com o auxílio de uma ferramenta digital para apresentações, utilizando os textos e as fotografias;
- Disponibilizar no blogue/ sítio da biblioteca e da escola.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Manuseia e lê livros, por sua iniciativa ou sugestão de outros (educadores, professores e família). 2. Escolhe livros de acordo com os seus gostos e curiosidade. 3. Reconhece que a escrita, as imagens e outros media transmitem informação. 5. Conta, reconta e partilha histórias e leituras. 6. Inventa e recria histórias, representando-as através da linguagem verbal e não verbal. Atitudes e valores 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |
|
Observações Esta atividade deve envolver as famílias como forma de prolongamento das aprendizagens: - Apresentação do projeto em parceria com a biblioteca escolar; - Conceção de maletas artísticas para circularem pelas famílias. (Estas maletas devem integrar ilustrações, livros‑álbum, filmes, trabalhos das crianças, enigmas, …) |