|
Desenvolvimento Conceção e execução de projetos no âmbito da ação climática envolvendo a dinamização de uma campanha mediática.
1. Os docentes orientam os alunos na análise de projetos e iniciativas no âmbito da ação climática, desenvolvidos por crianças e jovens e respetivas comunidades. Algumas sugestões:• Projeto Ghana Bamboo Bikes: incentiva a fabricação de bicicletas com bambu em vez de aço, com o objetivo de desenvolver um meio de transporte não contaminante e reduzir o desemprego entre os jovens; este projeto foi premiado em 2010 pelo PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, • Projeto comunitário de reciclagem – Produção de biodiesel a partir de óleo vegetal usado: consciencialização sobre a possibilidade de utilização do biodiesel como combustível alternativo, reduzindo o desperdício e a poluição do meio ambiente; desenvolvido entre 2005 e 2007 pelos alunos da Escola Secundária Lester Vaughan de Barbados, • Outros projetos: Youth in action on climate change: inspirations from around the world. 2. Os docentes desafiam os alunos a desenhar e implementar um projeto de intervenção local no âmbito da ação climática. 3. Em pequeno grupo, os alunos identificam o(s) problema(s) que querem abordar e desenham os projetos com o apoio dos docentes. Os problemas podem ser abordados de acordo uma ou mais das seguintes perspetivas: • Individual - o que é que cada um de nós pode alterar no modo como vive e consome; • Coletiva – o que podemos fazer para que os nossos colegas, familiares e comunidade alterem os seus comportamentos; • Política/ empresarial – o que podemos fazer para que os decisores políticos e as empresas contribuam para a resolução dos problemas. Possíveis ações a incluir no projeto: • Recolha, reciclagem e/ ou reutilização de produtos; • Limpeza de espaços naturais; • Redução da poluição (atmosférica, marítima, …); • Redução da exploração lesiva de recursos naturais; • Proteção da biodiversidade; • Sessões de esclarecimento / conferências com especialistas (dirigidas à comunidade); • Envolvimento da comunidade e dos decisores locais. Todos os projetos devem prever a realização de uma campanha mediática que divulgue os seus propósitos e ações e conduza os diferentes públicos-alvo a uma mudança de atitudes e à ação. Nessa campanha deve ser considerada a: • Criação de canais de comunicação (sítio Web, blogue, espaço numa rede social…) ou seleção de outros já existentes (canais digitais da biblioteca escolar, jornal escolar e/ ou local, rádio escolar e/ ou local…) para dinamização da campanha (ver recursos); • Criação de materiais, em diferentes formatos (slogans, textos, infográficos, vídeos, cartazes, spots para a rádio, …), de acordo com os objetivos definidos em cada projeto e os canais de comunicação selecionados (ver recursos). 4. Os docentes orientam e apoiam a execução dos projetos nas suas diversas vertentes. 5. Os projetos são divulgados nos canais de comunicação da biblioteca e do agrupamento. |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 3. Revela criatividade no uso dos media. 5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. 8. Preza o papel social e inclusivo da biblioteca. |