Media | Produzir | Ensino Secundário | Cidadania e Desenvolvimento | Blogues | Cartazes | Filmes | Infográficos | Podcasts | Publicidade | Redes sociais | Sítios Web  
Conceção e execução de projetos no âmbito da ação climática envolvendo a dinamização de uma campanha mediática.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre comportamentos individuais e coletivos.
  • Identificar problemas concretos relativos ao seu meio e desenvolver ações ligadas à sua melhoria.
  • Dinamizar campanhas com recurso a estratégias/ produtos mediáticos.

 

Desenvolvimento

Conceção e execução de projetos no âmbito da ação climática envolvendo a dinamização de uma campanha mediática.

1. Os docentes orientam os alunos na análise de projetos e iniciativas no âmbito da ação climática, desenvolvidos por crianças e jovens e respetivas comunidades.

Algumas sugestões:
•    Projeto Ghana Bamboo Bikes: incentiva a fabricação de bicicletas com bambu em vez de aço, com o objetivo de desenvolver um meio de transporte não contaminante e reduzir o desemprego entre os jovens; este projeto foi premiado em 2010 pelo PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 
•    Projeto comunitário de reciclagem – Produção de biodiesel a partir de óleo vegetal usado: consciencialização sobre a possibilidade de utilização do biodiesel como combustível alternativo, reduzindo o desperdício e a poluição do meio ambiente; desenvolvido entre 2005 e 2007 pelos alunos da Escola Secundária Lester Vaughan de Barbados,
•    Outros projetos: Youth in action on climate change: inspirations from around the world.

2. Os docentes desafiam os alunos a desenhar e implementar um projeto de intervenção local no âmbito da ação climática. 

3. Em pequeno grupo, os alunos identificam o(s) problema(s) que querem abordar e desenham os projetos com o apoio dos docentes.

Os problemas podem ser abordados de acordo uma ou mais das seguintes perspetivas:
•    Individual - o que é que cada um de nós pode alterar no modo como vive e consome;
•    Coletiva – o que podemos fazer para que os nossos colegas, familiares e comunidade alterem os seus comportamentos;
•    Política/ empresarial – o que podemos fazer para que os decisores políticos e as empresas contribuam para a resolução dos problemas.
 
Possíveis ações a incluir no projeto:
•    Recolha, reciclagem e/ ou reutilização de produtos;
•    Limpeza de espaços naturais;
•    Redução da poluição (atmosférica, marítima, …);
•    Redução da exploração lesiva de recursos naturais;
•    Proteção da biodiversidade;
•    Sessões de esclarecimento / conferências com especialistas (dirigidas à comunidade);
•    Envolvimento da comunidade e dos decisores locais.


Todos os projetos devem prever a realização de uma campanha mediática que divulgue os seus propósitos e ações e conduza os diferentes públicos-alvo a uma mudança de atitudes e à ação.

Nessa campanha deve ser considerada a:
•    Criação de canais de comunicação (sítio Web, blogue, espaço numa rede social…) ou seleção de outros já existentes (canais digitais da biblioteca escolar, jornal escolar e/ ou local, rádio escolar e/ ou local…) para dinamização da campanha (ver recursos);
•    Criação de materiais, em diferentes formatos (slogans, textos, infográficos, vídeos, cartazes, spots para a rádio, …), de acordo com os objetivos definidos em cada projeto e os canais de comunicação selecionados (ver recursos).

4. Os docentes orientam e apoiam a execução dos projetos nas suas diversas vertentes.
5. Os projetos são divulgados nos canais de comunicação da biblioteca e do agrupamento.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.
5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.
8. Preza o papel social e inclusivo da biblioteca.

 

Articulação curricular possível

Cidadania e desenvolvimento
Disciplinas/ áreas envolvidas nos projetos.

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard