|
Desenvolvimento Produção de memes alusivos a conceitos/temas disciplinares e/ou de cidadania.
- Contextualização pelos docentes do conceito de meme, para reflexão com os alunos. Como introdução a esta atividade, sugere-se uma abordagem da sua definição e a exploração de recursos em linha (dicionários, sítios, redes sociais, repositórios, exemplos de memes, exposições, campanhas, ...)
- Em pequenos grupos, a partir da exploração de recursos e da compreensão do conceito, os alunos produzem memes associados a conteúdos disciplinares ou sobre temas de cidadania.
Para a construção de memes, é necessário selecionar imagens/ figuras/ fotografias/etc. e adicionar legendas/textos que se considerem adequados para comunicar a ideia, apelando ao humor ou à ironia- Ver Guia
- Partilha do(s) meme(s), esperando-se que cada aluno discorra sobre os motivos da sua produção, o respetivo significado e a avaliação que faz desta nova forma de comunicar ideias.
- Publicação dos memes com uma hashtag apropriada nas redes sociais da biblioteca (solicitar aos alunos que opinem sobre os memes publicados, com emoticons e/ou comentários).
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Infere sobre propósitos e intenções de mensagens mediáticas, numa vasta gama de media. 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media. |