|
Desenvolvimento Identificação do assunto, tema e personagens de um filme.
- Em grande grupo:
- Conversar com os alunos sobre o que eles já sabem a propósito do movimento de direitos civis nos EUA.
(Principais nomes?; O que sabem sobre essas pessoas?; Que período na história associam ao movimento de direitos civis?; Que eventos conhecem relacionados a esse período da história?; Por que e como alguns desses problemas são, ainda hoje, relevantes?)
-
- Assistir ao trailer do filme Selma e identificar:
- os temas do filme que consideram ser mais significativos (democracia, família, liberdade, justiça, liderança, protesto, racismo, solidariedade);
- as informações que permitem classificá-lo como uma recriação histórica.
- Em pequeno grupo:
- Construir uma linha do tempo interativa, na qual:
- identificam três factos significativos que consideram que todos deveriam conhecer;
- Identificam personalidades que se destacaram nesses eventos;
- Identificam fontes que sustentam as afirmações anteriores (documentários; discursos feitos à época, etc.);
- partilham o trabalho realizado com a turma, justificando os motivos da sua escolha.
- Divulgar os trabalhos dos alunos nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media (…) Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media. |