Media | Refletir | Produzir | Ensino Secundário | Oficina de Multimédia | Oficina de Artes | Português |Filmes | Vídeos
Trabalhar o processo e a importância da produção sonora na realização de filmes.
|
|
Objetivos
- Aumentar o interesse e o conhecimento dos alunos sobre o processo de desenvolvimento e produção de filmes.
- Aprender como a trilha sonora de um filme é construída.
- Elaborar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção.
- Captar e editar som de forma a produzir áudio para suportes multimédia.
|
|
Desenvolvimento Trabalhar o processo e a importância da produção sonora na realização de filmes.
- Apresentação, pelos docentes, do filme “Amélie” (trailer e sinopse).
- Em grande grupo, os alunos:
- Assistem ao trailer sem o som e registam informações que as imagens transmitem.
(p.ex. anotam: idade, sexo e personalidade das personagens; hora do dia; período histórico, cenário,...);
-
- Ouvem o trailer sem visualizarem as imagens e anotam o que supõem que esteja a acontecer;
- Debatem a experiência;
(discutem: a maneira como o som aumenta a experiência; casos em que a imagem e a trilha sonora fornecem informações diferentes, ou até conflitantes; etc);
-
- Assistem ao trailer completo.
- Em pequeno grupo, os alunos:
- Assistem ao vídeo sobre técnicas sonoras Film Sound Techniques and Theory;
- Constroem uma narrativa (sobre um livro que leram; um episódio da vida quotidiana;... );
- Produzem um vídeo, usando de forma consistente os conhecimentos adquiridos, com especial atenção no que respeita à banda sonora.
- Divulgação dos produtos realizados nos canais de comunicação da biblioteca escolar.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Analisa o potencial e os limites inerentes aos diferentes tipos, formatos e linguagens dos media. 5.Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media (…) Atitudes/ Valores: 3. Revela criatividade no uso dos media. |
|
Articulação curricular possível Ensino Secundário Português, Oficina de Artes e Oficina de Multimédia |
|
Recursos
|
|
Observações Para quem quiser aprofundar o tema, propõe-se a seguinte atividade suplementar: Reproduzir um drama de rádio e pedir aos alunos que discutam como os sons foram usados para sugerir certas imagens na mente dos ouvintes. (Sugestão: Back of the Mike" (1938)) |