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Reconhecimento de técnicas e estratégias de propaganda.
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Objetivos
- Conhecer várias estratégias subjacentes a campanhas publicitárias.
- Identificar a estratégia dominante em produtos de publicidade.
- Apresentar exemplos de produtos que recorrem às estratégias identificadas.
- Descrever e comentar produtos.
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Desenvolvimento Reconhecimento de técnicas e estratégias de propaganda.
- Apresentação, pelo(s) docente(s), de quatro exemplos de campanhas para outdoors, assentando cada um em sua estratégia (sem revelar a estratégia aos alunos):
- Apresentação de propostas de identificação das estratégias, por parte dos alunos.
- Promoção de um debate (os docentes conferem as propostas dos alunos com a sua própria proposta e discutem o resultado).
- Apresentação, pelos docentes, da plataforma de crowdsourcing Mind over media (Analizing contemporary propaganda) do Media Education Lab para exploração do conceito de propaganda:
O que é o crowdsourcing?O crowdsourcing, …, refere-se a uma colaboração massiva que prestam indivíduos que não fazem parte de uma entidade ou instituição. Trata-se de uma modalidade aberta de trabalho conjunto. A noção está relacionada com uma convocatória dirigida a uma quantidade indefinida de pessoas, as quais contribuem com as suas ideias para a realização de um determinado projeto. Aquele que realiza a convocatória, desta forma, externaliza uma tarefa. in Conceito.de : https://conceito.de/conceito-de-crowdsourcing No caso de Mind over media, as pessoas podem aprender sobre a propaganda, podem ler a descrição dos produtos que são disponibilizados e classificá-los, numa escala que vai de benéfico a prejudicial e/ou deixar comentários. Também podem fazer o upload de produtos de media a partir da respetiva hiperligação e descrevê-los, ficando os mesmos à apreciação.
- Trabalho em pequeno grupo: os alunos podem realizar pesquisas complementares sobre anúncios que se insiram nas estratégias abordadas (Se os anúncios forem em língua inglesa, é possível usar a plataforma Mind over media. Se forem em português, poderão criar um grupo no Facebook ou outra rede e fazer um processo semelhante) e a apresentar conclusões.
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Analisa o potencial e os limites inerentes aos diferentes tipos, formatos e linguagens dos media. 3. Infere sobre os propósitos e intenções de mensagens mediáticas numa vasta gama de media. 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e à audiência. 6. Seleciona criteriosamente produtos mediáticos, com base no seu valor e noutros critérios relevantes, assumindo-se como um consumidor esclarecido. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |
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Articulação curricular possível Ensino Secundário Filosofia Cidadania e desenvolvimento |
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Recursos
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