Media | Conhecer| Refletir | Ensino Secundário | Cidadania e Desenvolvimento | Transdisciplinar | Várias | Cartazes |Folhetos | Infográficos | Podcasts | Rádio | Apresentações digitais
Identificação de imagens enganosas nos media.
 
 
 
 

Objetivos

  • Analisar criticamente informações veiculadas em fontes online.
  • Compreender as diferentes formas de conteúdo online enganoso.
  • Comunicar de maneira respeitosa e crítica.

 

Desenvolvimento

Identificação de imagens enganosas nos media.

1.    Os docentes promovem um brainstorming sobre desinformação e registam as respostas dos alunos.

Sugestão: As informações online são sempre precisas? Conhecem algum tipo de desinformação online?; Podem dar exemplos?...

2.    Em pequenos grupos, os alunos:

  • Analisam o material informativo distribuído pelos docentes (ver recursos sugeridos):
    • infográfico “Para além das notícias falsas-10 tipos de notícias enganosas”;
    • vídeo “Truth or Fake: How to investigate the images you see online”;
    • conjunto de imagens “30 Fake Viral Photos People Believed Were Real”;
    • Outros…
Nota: para averiguar a veracidade de imagens podem ser utilizadas ferramentas como o Google Images.
 
  • Refletem sobre o conteúdo das imagens.
 
Sugestões:
o    O que observam?
o    Porque estão estruturadas desse modo?
o    O que fazem pensar e sentir?
o    Representam o que a legenda/texto sugere?
o    Que efeitos têm sobre os indivíduos e as sociedades como um todo?
o    …

  • Classificam o impacto das imagens de acordo com uma escala estabelecida.

3.    Em grande grupo, procede-se à criação de um cartaz coletivo com recomendações sobre o combate à manipulação e disseminação de imagens enganosas através da Internet.

4.    Publicação do cartaz nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.

Atitudes/ Valores:

3. Revela criatividade no uso dos media. 
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

Cidadania e Desenvolvimento
Disciplinas/ áreas envolvidas na atividade - ver aprendizagens essenciais

 

Recursos

Observações

Adaptação de Lesson plan - Identifying Misleading images in the media

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard