Media | Produzir | Ensino Secundário | Cidadania e Desenvolvimento |Oficina de Artes | Oficina de Multimédia | Cartazes
Produção de cartazes para uma campanha com vista à resolução de problemas que afetam a comunidade escolar.
 
 
 
 

Objetivos

  • Intervir num problema da comunidade.
  • Criar um produto mediático.

 

Desenvolvimento

Produção de cartazes para uma campanha com vista à resolução de problemas que afetam a comunidade escolar.

  • Com base na atividade “Campanhas publicitárias - estratégias” (Refletir–E. secundário), propor aos alunos que, em grupo, façam um brainstorming sobre problemas que afetam a comunidade escolar e educativa.

  • Em grande grupo são postas em comum e discutidas as ideias de cada grupo, para se eleger aquela que poderia beneficiar de uma campanha, através da afixação de cartazes no espaço exterior da escola e em locais públicos da comunidade envolvente.

  • Cada grupo:
    • realiza a maquete e a memória descritiva do cartaz, tendo previamente optado por uma das estratégias estudadas (apelo às emoções; simplificação de ideias, resposta a uma tendência ou ataque a opositores);
    • apresenta a sua proposta à turma (para evitar que os produtos finais que advierem dessas propostas sejam semelhantes);
    • produz os cartazes;
    • discute as estratégias para a campanha de divulgação na escola, aos pais, na comunidade.

  • Divulgação dos produtos realizados pelos alunos nos canais de comunicação da biblioteca e início da campanha.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...).
4. Escolhe criteriosa e autonomamente uma variedade de software educativo/ apps e videojogos, incorporando-os na sua aprendizagem e formação geral.
5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media.
2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.
6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário
Oficina de Artes e Oficina de Multimédia
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Atividade de continuidade de Campanhas publicitárias - estratégias

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard