|
Desenvolvimento Produção de cartazes para uma campanha com vista à resolução de problemas que afetam a comunidade escolar.
- Com base na atividade “Campanhas publicitárias - estratégias” (Refletir–E. secundário), propor aos alunos que, em grupo, façam um brainstorming sobre problemas que afetam a comunidade escolar e educativa.
- Em grande grupo são postas em comum e discutidas as ideias de cada grupo, para se eleger aquela que poderia beneficiar de uma campanha, através da afixação de cartazes no espaço exterior da escola e em locais públicos da comunidade envolvente.
- Cada grupo:
- realiza a maquete e a memória descritiva do cartaz, tendo previamente optado por uma das estratégias estudadas (apelo às emoções; simplificação de ideias, resposta a uma tendência ou ataque a opositores);
- apresenta a sua proposta à turma (para evitar que os produtos finais que advierem dessas propostas sejam semelhantes);
- produz os cartazes;
- discute as estratégias para a campanha de divulgação na escola, aos pais, na comunidade.
- Divulgação dos produtos realizados pelos alunos nos canais de comunicação da biblioteca e início da campanha.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...). 4. Escolhe criteriosa e autonomamente uma variedade de software educativo/ apps e videojogos, incorporando-os na sua aprendizagem e formação geral. 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media e ambientes online, ajustando a comunicação à intenção e audiência. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media. 6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos. |