Media | Refletir | Produzir | Ensino Secundário | Física e Química | Infográficos
Funcionamento dos efeitos visuais na realização de um filme e incentivo ao pensamento crítico sobre o assunto.
 
 
 
 

Objetivos

  • Aumentar o interesse e o conhecimento dos alunos sobre o processo de desenvolvimento e produção de filmes.
  • Aprender como os efeitos visuais funcionam no cinema.
  • Consolidar, aprofundar e ampliar conhecimentos através da compreensão de conceitos, leis e teorias que descrevem, explicam e preveem fenómenos.

 

Desenvolvimento

Funcionamento dos efeitos visuais na realização de um filme e incentivo ao pensamento crítico sobre o assunto.

  • Apresentação de trailer(s) de filmes (ver sugestões em recursos).

  • Apresentação (pelo professor de física e química) de diferentes conceitos associados a efeitos físicos (forças, movimentos, …) e, identificação dos mesmos em cenas do(s) trailer(s) selecionado(s)
 
Nota: apresentar os dois tipos principais de efeitos especiais. Os efeitos visuais (que incluem todos os tipos de manipulação de imagem, sejam eles durante a fotografia principal ou na pós-produção) e os efeitos físicos (também chamados efeitos práticos e que são realizados ao vivo usando elementos do “mundo real”. Isso inclui explosões, efeitos climáticos e acrobacias.
 
  • Organizados em grupo, os alunos:
    • tentam descobrir quais dos efeitos, explicados pelo(a) professor(a), podem ter sido usados em cena(s) de outros trailers disponibilizados; 
    • apresentam as suas conclusões e discutem as razões das suas escolhas;
    • produzem infográficos, estabelecendo relações entre os conceitos aprendidos e as imagens observadas nos trailers, explicando detalhes com base em leis e modelos da física.

  • Divulgação dos trabalhos produzidos pelos alunos nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media (…)
9. Usa as bibliotecas para explorar as potencialidades dos media como fontes de conhecimento e cultura, criar conteúdos e participar construtivamente nas redes de comunicação global.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
3. Revela criatividade no uso dos media.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário
Física e Química 

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard