Media | Refletir | Produzir | Ensino Secundário | Física e Química | Infográficos
Funcionamento dos efeitos visuais na realização de um filme e incentivo ao pensamento crítico sobre o assunto.
|
|
Objetivos
- Aumentar o interesse e o conhecimento dos alunos sobre o processo de desenvolvimento e produção de filmes.
- Aprender como os efeitos visuais funcionam no cinema.
- Consolidar, aprofundar e ampliar conhecimentos através da compreensão de conceitos, leis e teorias que descrevem, explicam e preveem fenómenos.
|
|
Desenvolvimento Funcionamento dos efeitos visuais na realização de um filme e incentivo ao pensamento crítico sobre o assunto.
- Apresentação de trailer(s) de filmes (ver sugestões em recursos).
- Apresentação (pelo professor de física e química) de diferentes conceitos associados a efeitos físicos (forças, movimentos, …) e, identificação dos mesmos em cenas do(s) trailer(s) selecionado(s)
Nota: apresentar os dois tipos principais de efeitos especiais. Os efeitos visuais (que incluem todos os tipos de manipulação de imagem, sejam eles durante a fotografia principal ou na pós-produção) e os efeitos físicos (também chamados efeitos práticos e que são realizados ao vivo usando elementos do “mundo real”. Isso inclui explosões, efeitos climáticos e acrobacias.
- Organizados em grupo, os alunos:
- tentam descobrir quais dos efeitos, explicados pelo(a) professor(a), podem ter sido usados em cena(s) de outros trailers disponibilizados;
- apresentam as suas conclusões e discutem as razões das suas escolhas;
- produzem infográficos, estabelecendo relações entre os conceitos aprendidos e as imagens observadas nos trailers, explicando detalhes com base em leis e modelos da física.
- Divulgação dos trabalhos produzidos pelos alunos nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 5. Apresenta e partilha ideias, de forma consistente e criativa, com recurso a uma variedade de media (…) 9. Usa as bibliotecas para explorar as potencialidades dos media como fontes de conhecimento e cultura, criar conteúdos e participar construtivamente nas redes de comunicação global. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 3. Revela criatividade no uso dos media. |
|
Articulação curricular possível Ensino Secundário Física e Química |
|
Recursos
|