Media | Refletir | 3º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Cartazes | Infográficos | Memes | Partilha de opiniões
Reflexão crítica sobre o papel e o impacto dos memes na formação da opinião pública.
 
 
 
 

Objetivos

  • Realizar a leitura reflexiva de textos de media em qualquer formato.
  • Problematizar normas e valores implícitos em mensagens difundidas por memes.
  • Refletir sobre o sentido das liberdades e das responsabilidades mútuas na era digital.

 

Desenvolvimento

Reflexão crítica sobre o papel e o impacto dos memes na formação da opinião pública.

  • Contextualização, pelos docentes, do conceito de meme para reflexão com os alunos. Como introdução a esta atividade, sugere-se uma abordagem da sua definição e a exploração de memes associados a certos temas, por exemplo: temas políticos, sociais, históricos, escolares comportamentais etc. - Ver recursos

  • A partir dos exemplos sugeridos, os alunos, em pequenos grupos, selecionam um ou dois memes, analisam a respetiva mensagem, (identificando propósitos, características textuais, contextos e valores implícitos) e redigem um comentário: “A intenção deste meme é fazer-nos refletir sobre (…).”

  • Após a apresentação e discussão dos comentários procede-se a um debate alargado sobre o(s) impacto(s) dos memes na formação da opinião pública e os cuidados a ter na sua produção e/ou partilha.
 
Exemplos de perguntas para reflexão: os memes são uma forma eficaz de transmitir uma mensagem? Por quê?; os memes podem moldar pensamentos, formas de comportamento e ações de grupos sociais?; podem ofender ou discriminar? espalhar desinformação?; desrespeitar a privacidade? ; os memes servem para protestar, alertar ou fazer com que os indivíduos consumidores de memes consigam refletir ou tomar posição sobre um determinado assunto?
 
  • Solicitar aos alunos que elaborem um cartaz/ infográfico indicando as responsabilidades a ter na produção ou partilha de um meme.

  • Publicação dos cartazes/infográficos nos canais de comunicação da biblioteca. 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública. 
3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos.

Atitudes/ Valores:

1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 
2. Demonstra espírito crítico face aos media.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Português
Cidadania e desenvolvimento

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard