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Desenvolvimento Reflexão crítica sobre o papel e o impacto dos memes na formação da opinião pública.
- Contextualização, pelos docentes, do conceito de meme para reflexão com os alunos. Como introdução a esta atividade, sugere-se uma abordagem da sua definição e a exploração de memes associados a certos temas, por exemplo: temas políticos, sociais, históricos, escolares comportamentais etc. - Ver recursos
- A partir dos exemplos sugeridos, os alunos, em pequenos grupos, selecionam um ou dois memes, analisam a respetiva mensagem, (identificando propósitos, características textuais, contextos e valores implícitos) e redigem um comentário: “A intenção deste meme é fazer-nos refletir sobre (…).”
- Após a apresentação e discussão dos comentários procede-se a um debate alargado sobre o(s) impacto(s) dos memes na formação da opinião pública e os cuidados a ter na sua produção e/ou partilha.
Exemplos de perguntas para reflexão: os memes são uma forma eficaz de transmitir uma mensagem? Por quê?; os memes podem moldar pensamentos, formas de comportamento e ações de grupos sociais?; podem ofender ou discriminar? espalhar desinformação?; desrespeitar a privacidade? ; os memes servem para protestar, alertar ou fazer com que os indivíduos consumidores de memes consigam refletir ou tomar posição sobre um determinado assunto?
- Solicitar aos alunos que elaborem um cartaz/ infográfico indicando as responsabilidades a ter na produção ou partilha de um meme.
- Publicação dos cartazes/infográficos nos canais de comunicação da biblioteca.
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Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública. 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos. Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. |