| 
    
       
        Media | Refletir | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Educação Visual | Português | Publicidade
         
        
         
          
           
            Reflexão sobre os valores veiculados pela publicidade.
           
            
           
            
           
         
        | 
 
     
     |   | Objetivos 
       Analisar campanhas publicitárias televisivas.Refletir sobre os valores veiculados. 
 | 
 
     
     |   | DesenvolvimentoReflexão sobre os valores veiculados pela publicidade.  
       A biblioteca disponibiliza na sua página Web as ligações para vídeos de campanhas publicitárias de grandes marcas portuguesas, antes e durante a pandemia da COVID-19.
 
Os alunos escolhem uma das marcas e veem dois vídeos das respetivas campanhas publicitárias: um emitido antes da pandemia e outro produzido no contexto da mesma.
 
Na página da biblioteca escolar é também disponibilizado uma grelha de análise de publicidade que conduz os alunos a observar os anúncios de várias perspetivas: 
  
         Os vários elementos do anúncio publicitário (o slogan, a restante mensagem verbal, a imagem, a música e outros sons);A narrativa que suporta o anúncio (existe ou não?);Os valores veiculados pelos anúncios;As diferenças e semelhanças entre os anúncios de dois “tempos” diferentes (o intuito comercial alterou-se ou não?).
 
Os alunos partilham as suas conclusões, presencialmente ou a distância, oralmente ou por escrito, com recurso à ferramenta indicada pelos docentes.
 
Num segundo momento, depois de todos os alunos terem tomado conhecimento dos anúncios analisados pelos colegas e das conclusões dessa análise, pode ser promovido um debate presencial, em videoconferência, ou por escrito, num fórum em linha. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades: 2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública. 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos.
 Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media.6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos.
 
 | 
 
     
     |   | Articulação curricular possível3.º CicloEducação Visual
 Português
 Cidadania e Desenvolvimento
 
 | 
 
     
     |   | Recursos 
       Vídeos de campanhas publicitárias:
  
         Os Portugueses (NOS, março 2020)Acredita e faz acreditar (NOS, Natal 2019)Para o bem de todos, o melhor de cada um (Continente, março e abril 2020)Se é para poupar, poupe em tudo (Continente, janeiro 2020)Se é para poupar, poupe em tudo (Continente, janeiro 2020)É tempo de ficar em casa | #TimeIN (Meo, março 2020)Natal 2019 (Meo, dezembro 2019)Vamos continuar ligados (Vodafone, abril 2020)Neste Natal abra o presente (Vodafone, dezembro 2019)
 
Ferramentas digitais para videoconferênciaFerramentas digitais para criar murais digitaisGrelha de análise de publicidade 
 | 
 
     
     |  | ObservaçõesExemplo de guião produzido pela Biblioteca da Escola Básica da Venda do Pinheiro, Mafra. |