Media | Refletir | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Educação Visual | Português | Publicidade
Reflexão sobre os valores veiculados pela publicidade.
|
|
Objetivos
- Analisar campanhas publicitárias televisivas.
- Refletir sobre os valores veiculados.
|
|
Desenvolvimento Reflexão sobre os valores veiculados pela publicidade.
- A biblioteca disponibiliza na sua página Web as ligações para vídeos de campanhas publicitárias de grandes marcas portuguesas, antes e durante a pandemia da COVID-19.
- Os alunos escolhem uma das marcas e veem dois vídeos das respetivas campanhas publicitárias: um emitido antes da pandemia e outro produzido no contexto da mesma.
- Na página da biblioteca escolar é também disponibilizado uma grelha de análise de publicidade que conduz os alunos a observar os anúncios de várias perspetivas:
- Os vários elementos do anúncio publicitário (o slogan, a restante mensagem verbal, a imagem, a música e outros sons);
- A narrativa que suporta o anúncio (existe ou não?);
- Os valores veiculados pelos anúncios;
- As diferenças e semelhanças entre os anúncios de dois “tempos” diferentes (o intuito comercial alterou-se ou não?).
- Os alunos partilham as suas conclusões, presencialmente ou a distância, oralmente ou por escrito, com recurso à ferramenta indicada pelos docentes.
- Num segundo momento, depois de todos os alunos terem tomado conhecimento dos anúncios analisados pelos colegas e das conclusões dessa análise, pode ser promovido um debate presencial, em videoconferência, ou por escrito, num fórum em linha.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 2. Reflete sobre os usos e a influência dos media na formação da opinião pública. 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 6. Manifesta sentido estético na apreciação de conteúdos mediáticos. |
|
Articulação curricular possível 3.º Ciclo Educação Visual Português Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
- Vídeos de campanhas publicitárias:
- Os Portugueses (NOS, março 2020)
- Acredita e faz acreditar (NOS, Natal 2019)
- Para o bem de todos, o melhor de cada um (Continente, março e abril 2020)
- Se é para poupar, poupe em tudo (Continente, janeiro 2020)
- Se é para poupar, poupe em tudo (Continente, janeiro 2020)
- É tempo de ficar em casa | #TimeIN (Meo, março 2020)
- Natal 2019 (Meo, dezembro 2019)
- Vamos continuar ligados (Vodafone, abril 2020)
- Neste Natal abra o presente (Vodafone, dezembro 2019)
- Ferramentas digitais para videoconferência
- Ferramentas digitais para criar murais digitais
- Grelha de análise de publicidade
|
|
Observações Exemplo de guião produzido pela Biblioteca da Escola Básica da Venda do Pinheiro, Mafra. |