|
Desenvolvimento Preparação de uma campanha a desenvolver na escola/ comunidade local que apele à participação no movimento “A Hora do Planeta” e à adoção de comportamentos para proteção dos recursos naturais. Em pares ou pequenos grupos, os alunos:
Em grande grupo, os alunos:
- Debatem o significado e a intencionalidade do movimento “A hora do planeta”, o problema para o qual chama a atenção e a importância de alterar quotidianamente hábitos e ações individuais e coletivas.
- Distinguem, nos cenários observados, as ações que já conhecem/ praticam e as que podem/devem adotar.
- Identificam outras ações que promovam a proteção dos recursos naturais, nomeadamente no que respeita à água e às alterações climáticas.
O professor transmite orientações aos alunos sobre a elaboração de slogans e sobre a utilização de imagens respeitando os direitos de autor, sugerindo o acesso a repositórios de imagens de uso livre e/ ou a criação das suas próprias imagens. Em pequenos grupos, os alunos:
- Redigem textos curtos/ slogans que apelem à participação no movimento “A hora do planeta” e à adoção de comportamentos para proteção dos recursos naturais (ações que identificaram nos cenários e sugeridas pelos alunos).
- Selecionam imagens significativas que sustentem/ enfatizem as suas afirmações,
- Com os textos e imagens, criam infográficos, cartazes, spots para a rádio escola/ rádio local.
Os trabalhos são divulgados nos canais de comunicação da biblioteca e do agrupamento, na rádio local, … |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos 5. Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências. Atitudes/ Valores: 3. Revela criatividade no uso dos media. 5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |