Media | Refletir | Produzir | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Língua Estrangeira II | TIC | Dados pessoais | Segurança
Reflexão sobre disponibilização de dados pessoais em linha e criação de uma apresentação mediática.
|
|
Objetivos
- Refletir sobre os dados pessoais que se pode incluir numa apresentação mediática.
- Reconhecer normas de conduta e segurança na apresentação mediática.
- Criar um produto mediático para se apresentar.
|
|
Desenvolvimento Reflexão sobre disponibilização de dados pessoais em linha e criação de uma apresentação mediática.
- Exploração de alguns vídeos na Internet, em que várias pessoas (francesas, espanholas ou alemãs) falem de si próprias:
- Visionamento dos vídeos em grande grupo;
- Preenchimento de uma grelha de análise linguística;
- Visionamento dos vídeos em pares, tantas vezes quantas as necessárias para o correto preenchimento da grelha de análise linguística (ver recursos).
- Análise dos vídeos do ponto de vista das regras de segurança na comunicação mediática:
- Preenchimento da grelha de análise de segurança (ver recursos), identificando as informações que põem em causa a segurança das pessoas.
- Elaboração de um produto mediático para apresentação dos alunos:
- Preenchimento, por cada aluno, de uma grelha sobre si próprio, apenas com informações seguras;
- Construção de um pequeno texto;
- Treino da leitura do texto em voz alta;
- Explicação da ferramenta Voki pelos professores;
- Escolha de um avatar por cada aluno;
- Gravação do texto.
- Partilha dos Voki no blogue da turma, ou da disciplina de LE II e/ ou nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 5. Usa os media e ambientes online para criar e comunicar ideias com eficácia e interagir com diferentes audiências. 7. Faz uso de procedimentos avançados de segurança e proteção da privacidade, associados à utilização dos media e à comunicação online. Atitudes/ Valores: 3. Revela criatividade no uso dos media. |
|
Articulação curricular possível 3.º Ciclo Língua Estrangeira II TIC Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
|
|
Observações Se os alunos nunca tiverem participado em nenhuma ação sobre o uso seguro dos media e da Internet, sugere-se realizar com eles algumas atividades prévias, por exemplo, de entre as sugeridas pela SeguraNet. |