Media | Refletir | 3.o Ciclo | Educação Visual | Português | Publicidade
Reflexão sobre a influência da publicidade.
|
|
Objetivos
- Perceber que as campanhas de publicidade se destinam a públicos diversos.
- Identificar o público-alvo de anúncios publicitários.
- Refletir sobre como a publicidade influencia os adolescentes.
|
|
Desenvolvimento Reflexão sobre a influência da publicidade.
- Os docentes selecionam uma série de anúncios publicitários em vários media (cartazes e placares; revistas e jornais; rádio, televisão, Internet), tendo como critérios que o público-alvo a que cada um se dirige seja evidente e que os anúncios sejam atuais.
- Conversa sobre os vários elementos de um anúncio publicitário (o slogan, a restante mensagem verbal, a imagem, a música e outros sons).
- Depois de recordar o conceito de público-alvo, mostrar os anúncios selecionados para que os alunos os agrupem por público-alvo (crianças; jovens; mulheres; homens). Discutir os elementos que levam a essa identificação.
- Projetar anúncios televisivos diversos destinados a adolescentes e levar os alunos a identificar as temáticas dos mesmos (alimentação; vestuário; operadores de telecomunicações; cosméticos; entretenimento…). Se não conhecermos o produto que está a ser anunciado, o que nos leva a dizer que o anúncio é para adolescentes? (a idade, estilo e vestuário das personagens; o género de música; a linguagem; …)
- Fazer um brainstorming sobre os motivos pelos quais os adolescentes são público-alvo de muitas campanhas publicitárias.
(As respostas podem incluir: porque têm algum dinheiro das mesadas e alguns já têm emprego; para angariarem clientes que se mantenham fiéis à marca quando adultos; porque os jovens são consumidores de produtos de entretenimento;…)
- Realizar uma sondagem anónima, através do preenchimento de um formulário online em que os alunos terão de assinalar cada afirmação como verdadeira ou falsa:
- Eu ignoro a maior parte da publicidade
- As músicas dos anúncios ficam-me na cabeça
- Já tentei ser parecido(a) com alguém que vi num anúncio
- Alguns anúncios fazem-me sentir mal comigo próprio(a)
- Projetar os gráficos das respostas.
- Com base nos resultados, organizar um debate com o tema: Como é que a publicidade me afeta?
A moderação pode ser feita pelos docentes ou por dois alunos.
- As conclusões do debate podem dar origem a textos escritos pelos alunos (eventualmente crónicas), textos esses que poderão ser partilhados no jornal da escola, na rádio escolar, na rádio local e nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Caracteriza diferentes media, formatos e tipos de conteúdo, identificando as suas linguagens e características próprias. 3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos. Atitudes/ Valores: 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |
|
Articulação curricular possível 3.º Ciclo Educação Visual Português Cidadania e Desenvolvimento |
|
Recursos
|