Media | Refletir | 3.o Ciclo | Educação Visual | Português | Publicidade
Reflexão sobre a influência da publicidade.
 
 
 
 

Objetivos

  • Perceber que as campanhas de publicidade se destinam a públicos diversos. 
  • Identificar o público-alvo de anúncios publicitários.
  • Refletir sobre como a publicidade influencia os adolescentes.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre a influência da publicidade.

  • Os docentes selecionam uma série de anúncios publicitários em vários media (cartazes e placares; revistas e jornais; rádio, televisão, Internet), tendo como critérios que o público-alvo a que cada um se dirige seja evidente e que os anúncios sejam atuais.

  • Conversa sobre os vários elementos de um anúncio publicitário (o slogan, a restante mensagem verbal, a imagem, a música e outros sons).

  • Depois de recordar o conceito de público-alvo, mostrar os anúncios selecionados para que os alunos os agrupem por público-alvo (crianças; jovens; mulheres; homens). Discutir os elementos que levam a essa identificação.

  • Projetar anúncios televisivos diversos destinados a adolescentes e levar os alunos a identificar as temáticas dos mesmos (alimentação; vestuário; operadores de telecomunicações; cosméticos; entretenimento…). Se não conhecermos o produto que está a ser anunciado, o que nos leva a dizer que o anúncio é para adolescentes? (a idade, estilo e vestuário das personagens; o género de música; a linguagem; …)

  • Fazer um brainstorming sobre os motivos pelos quais os adolescentes são público-alvo de muitas campanhas publicitárias.
(As respostas podem incluir: porque têm algum dinheiro das mesadas e alguns já têm emprego; para angariarem clientes que se mantenham fiéis à marca quando adultos; porque os jovens são consumidores de produtos de entretenimento;…) 

  • Realizar uma sondagem anónima, através do preenchimento de um formulário online em que os alunos terão de assinalar cada afirmação como verdadeira ou falsa: 
    • Eu ignoro a maior parte da publicidade
    • As músicas dos anúncios ficam-me na cabeça
    • Já tentei ser parecido(a) com alguém que vi num anúncio
    • Alguns anúncios fazem-me sentir mal comigo próprio(a)

  • Projetar os gráficos das respostas.

  • Com base nos resultados, organizar um debate com o tema: Como é que a publicidade me afeta?
A moderação pode ser feita pelos docentes ou por dois alunos.
 
  • As conclusões do debate podem dar origem a textos escritos pelos alunos (eventualmente crónicas), textos esses que poderão ser partilhados no jornal da escola, na rádio escolar, na rádio local e nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Caracteriza diferentes media, formatos e tipos de conteúdo, identificando as suas linguagens e características próprias.
3. Analisa mensagens dos media, identificando propósitos, autores, características textuais, contextos e valores implícitos.

Atitudes/ Valores:

2. Demonstra espírito crítico face aos media.
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Educação Visual
Português
Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard